UM CENTRO MINEIRO DE REFERÊNCIA EM EJA SOB OS VIESES SÓCIO-HISTÓRICO E PEDAGÓGICO: DUAS PESQUISAS QUE DIALOGAM, SE ENLAÇAM E SE COMPLEMENTAM AO CONTAR A HISTÓRIA DO CEM (SE/PJF)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111848 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4234 "inscrito_id" => 13665 "titulo" => "UM CENTRO MINEIRO DE REFERÊNCIA EM EJA SOB OS VIESES SÓCIO-HISTÓRICO E PEDAGÓGICO: DUAS PESQUISAS QUE DIALOGAM, SE ENLAÇAM E SE COMPLEMENTAM AO CONTAR A HISTÓRIA DO CEM (SE/PJF)" "resumo" => "O trabalho apresentado para análise é fruto da interlocução entre duas pesquisas de Mestrado, já finalizadas, em 2023, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF). Ambas elegeram o Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM), componente da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, como seu objeto de estudo, motivadas por sua paixão pela EJA e pela instigação causada pelo referido recinto escolar. No decurso de suas andarilhagens analíticas, vislumbrou-se a possibilidade de se inter-relacionar diversos aspectos relevantes – tanto sócio-históricos como pedagógicos, da constituição/consolidação da modalidade na escola, enquanto um recorte que se consolida como outra pesquisa em andamento. No movimento de (re)significação e (re)contextualização das análises, emergiram reflexões potentes, no que tange à (re)construção das práticas curriculares e na arregimentação autônoma do(s) currículo(s) da instituição, no decurso temporal, considerando-se os diferentes contextos (social, histórico, político, pandêmico). Maximiza-se, assim, a visão de políticas públicas em prol do segmento, capazes de subverter a lógica segregacionista que, tantas vezes, o condenou à marginalização. Metodologicamente, apresentam abordagem qualitativa – sendo uma vertida para o caminhar histórico da instituição, onde se destaca a experimentação curricular, e a outra focada nas reorganizações curriculares, à época do ensino remoto e do retorno presencial, conferindo especial atenção às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas em alfabetização na EJA. No campo teórico, centram-se em Freire (2002), Apple (1999), Arroyo (2013), Sacristán (2013), Magda Soares (2015), denotando a interface entre EJA, currículo e alfabetização. A disseminação associada dos trabalhos vem ganhando vulto no meio acadêmico e escolar, embalando utopias possíveis. Ao divulgá-las, prospectam-se caminhos viáveis para o campo em questão, reforçando a máxima do “ser mais”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13665_TB4234_11102024082932.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA FELICIANO DE ALMEIDA ALVES" "autor_nome_curto" => "HELOISA" "autor_email" => "helofalmd@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111848 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4234 "inscrito_id" => 13665 "titulo" => "UM CENTRO MINEIRO DE REFERÊNCIA EM EJA SOB OS VIESES SÓCIO-HISTÓRICO E PEDAGÓGICO: DUAS PESQUISAS QUE DIALOGAM, SE ENLAÇAM E SE COMPLEMENTAM AO CONTAR A HISTÓRIA DO CEM (SE/PJF)" "resumo" => "O trabalho apresentado para análise é fruto da interlocução entre duas pesquisas de Mestrado, já finalizadas, em 2023, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF). Ambas elegeram o Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM), componente da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, como seu objeto de estudo, motivadas por sua paixão pela EJA e pela instigação causada pelo referido recinto escolar. No decurso de suas andarilhagens analíticas, vislumbrou-se a possibilidade de se inter-relacionar diversos aspectos relevantes – tanto sócio-históricos como pedagógicos, da constituição/consolidação da modalidade na escola, enquanto um recorte que se consolida como outra pesquisa em andamento. No movimento de (re)significação e (re)contextualização das análises, emergiram reflexões potentes, no que tange à (re)construção das práticas curriculares e na arregimentação autônoma do(s) currículo(s) da instituição, no decurso temporal, considerando-se os diferentes contextos (social, histórico, político, pandêmico). Maximiza-se, assim, a visão de políticas públicas em prol do segmento, capazes de subverter a lógica segregacionista que, tantas vezes, o condenou à marginalização. Metodologicamente, apresentam abordagem qualitativa – sendo uma vertida para o caminhar histórico da instituição, onde se destaca a experimentação curricular, e a outra focada nas reorganizações curriculares, à época do ensino remoto e do retorno presencial, conferindo especial atenção às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas em alfabetização na EJA. No campo teórico, centram-se em Freire (2002), Apple (1999), Arroyo (2013), Sacristán (2013), Magda Soares (2015), denotando a interface entre EJA, currículo e alfabetização. A disseminação associada dos trabalhos vem ganhando vulto no meio acadêmico e escolar, embalando utopias possíveis. Ao divulgá-las, prospectam-se caminhos viáveis para o campo em questão, reforçando a máxima do “ser mais”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13665_TB4234_11102024082932.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA FELICIANO DE ALMEIDA ALVES" "autor_nome_curto" => "HELOISA" "autor_email" => "helofalmd@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }