Ao matricular-se em qualquer etapa da educação, o aluno é solicitado a apresentar documentos que são armazenados nos registros de matrícula, os quais contribuem para a constituição de sua identidade estudantil. Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas brasileiras e os efeitos que elas tiveram nos registros de matrícula nos últimos 10 anos. Busca-se compreender as mudanças na documentação escolar causadas pelas decisões políticas e os benefícios trazidos ao estudante, além de avaliar o impacto e a evolução decorrentes dessas medidas. A base teórica tem origem nas pesquisas de Aguiar e Tuttman (2020), que nos fornecem um aprofundamento acerca de políticas públicas na área da educação e em estudos conduzidos por Davies e Alcântara (2020), os quais destacaram a evolução das matrículas em períodos específicos. Para este estudo utilizou-se da metodologia qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Para realizar uma análise comparativa dos registros de matrícula ao longo de uma década, através da comparação das fichas de matrícula de 2014 e 2024, utilizamos como lócus para investigação o município de Salitre no Ceará. O intuito do estudo foi identificar e avaliar as transformações nas políticas educacionais neste recorte temporal. Os resultados refletem questões políticas e sociais que estão atreladas à educação formal, assim, é essencial considerar os desafios que motivaram essas mudanças, pois eles refletem a trajetória de evolução do Brasil.