Os anos iniciais de carreira no professorado podem ser por vezes extremamente desafiadores. Outrossim, é notório que uma formação deficiente desencadeia uma carreira continuamente instável, pois se ver professor para a maioria das pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, visto que como a massa popular já sabe, o cenário escolar exige uma entrega intensa de seus educadores, constantes adequações e readequações, além é claro de um olhar sensível e atento aos principais atores do processo de ensino-aprendizagem, os alunos; tal tarefa exige mais que o conhecimento teórico adquirido na universidade, mas também o contato direto com o chão da escola. Dessa forma, iniciativas dentro da Extensão acadêmica ou como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) são intermediários importantes na construção desta relação entre Universidade e a rede de Educação Básica, futuro campo de atuação desses agentes em formação. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma licencianda bolsista do programa na qual reflete sobre a influência da experiência prévia proporcionada pelo PIBID em escolas de Ensino Fundamental na construção da sua identidade docente. Destaca-se que foi possível perceber tanto uma relação entre as atuais reflexões presentes na literatura quanto novas pontuações que devido á pluralidade trazidas por cada contexto são cabíveis de serem expressas. Observou-se que o PIBID possibilitou a construção da confiança em sala, trocas ricas com educadores mais experientes e a conclusão de quais práticas tem real relevância e quais não no contexto da escola pública.