A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112653 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5370 "inscrito_id" => 15187 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "Os anos iniciais de carreira no professorado podem ser por vezes extremamente desafiadores. Outrossim, é notório que uma formação deficiente desencadeia uma carreira continuamente instável, pois se ver professor para a maioria das pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, visto que como a massa popular já sabe, o cenário escolar exige uma entrega intensa de seus educadores, constantes adequações e readequações, além é claro de um olhar sensível e atento aos principais atores do processo de ensino-aprendizagem, os alunos; tal tarefa exige mais que o conhecimento teórico adquirido na universidade, mas também o contato direto com o chão da escola. Dessa forma, iniciativas dentro da Extensão acadêmica ou como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) são intermediários importantes na construção desta relação entre Universidade e a rede de Educação Básica, futuro campo de atuação desses agentes em formação. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma licencianda bolsista do programa na qual reflete sobre a influência da experiência prévia proporcionada pelo PIBID em escolas de Ensino Fundamental na construção da sua identidade docente. Destaca-se que foi possível perceber tanto uma relação entre as atuais reflexões presentes na literatura quanto novas pontuações que devido á pluralidade trazidas por cada contexto são cabíveis de serem expressas. Observou-se que o PIBID possibilitou a construção da confiança em sala, trocas ricas com educadores mais experientes e a conclusão de quais práticas tem real relevância e quais não no contexto da escola pública." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15187_TB5370_21102024145056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAYCE KELLY DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLAYCE" "autor_email" => "glaycekelly@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112653 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5370 "inscrito_id" => 15187 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "Os anos iniciais de carreira no professorado podem ser por vezes extremamente desafiadores. Outrossim, é notório que uma formação deficiente desencadeia uma carreira continuamente instável, pois se ver professor para a maioria das pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, visto que como a massa popular já sabe, o cenário escolar exige uma entrega intensa de seus educadores, constantes adequações e readequações, além é claro de um olhar sensível e atento aos principais atores do processo de ensino-aprendizagem, os alunos; tal tarefa exige mais que o conhecimento teórico adquirido na universidade, mas também o contato direto com o chão da escola. Dessa forma, iniciativas dentro da Extensão acadêmica ou como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) são intermediários importantes na construção desta relação entre Universidade e a rede de Educação Básica, futuro campo de atuação desses agentes em formação. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma licencianda bolsista do programa na qual reflete sobre a influência da experiência prévia proporcionada pelo PIBID em escolas de Ensino Fundamental na construção da sua identidade docente. Destaca-se que foi possível perceber tanto uma relação entre as atuais reflexões presentes na literatura quanto novas pontuações que devido á pluralidade trazidas por cada contexto são cabíveis de serem expressas. Observou-se que o PIBID possibilitou a construção da confiança em sala, trocas ricas com educadores mais experientes e a conclusão de quais práticas tem real relevância e quais não no contexto da escola pública." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15187_TB5370_21102024145056.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAYCE KELLY DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLAYCE" "autor_email" => "glaycekelly@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }