Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112653
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5370
    "inscrito_id" => 15187
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "Os anos iniciais de carreira no professorado podem ser por vezes extremamente desafiadores. Outrossim, é notório que uma formação deficiente desencadeia uma carreira continuamente instável, pois se ver professor para a maioria das pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, visto que como a massa popular já sabe, o cenário escolar exige uma entrega intensa de seus educadores, constantes adequações e readequações, além é claro de um olhar sensível e atento aos principais atores do processo de ensino-aprendizagem, os alunos; tal tarefa exige mais que o conhecimento teórico adquirido na universidade, mas também o contato direto com o chão da escola. Dessa forma, iniciativas dentro da Extensão acadêmica ou como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) são intermediários importantes na construção desta relação entre Universidade e a rede de Educação Básica, futuro campo de atuação desses agentes em formação. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma licencianda bolsista do programa na qual reflete sobre a influência da experiência prévia proporcionada pelo PIBID em escolas de Ensino Fundamental na construção da sua identidade docente. Destaca-se que foi possível perceber tanto uma relação entre as atuais reflexões presentes na literatura quanto novas pontuações que devido á pluralidade trazidas por cada contexto são cabíveis de serem expressas. Observou-se que o PIBID possibilitou a construção da confiança em sala, trocas ricas com educadores mais experientes e a conclusão de quais práticas tem real relevância e quais não no contexto da escola pública."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15187_TB5370_21102024145056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLAYCE KELLY DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLAYCE"
    "autor_email" => "glaycekelly@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112653
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5370
    "inscrito_id" => 15187
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "Os anos iniciais de carreira no professorado podem ser por vezes extremamente desafiadores. Outrossim, é notório que uma formação deficiente desencadeia uma carreira continuamente instável, pois se ver professor para a maioria das pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, visto que como a massa popular já sabe, o cenário escolar exige uma entrega intensa de seus educadores, constantes adequações e readequações, além é claro de um olhar sensível e atento aos principais atores do processo de ensino-aprendizagem, os alunos; tal tarefa exige mais que o conhecimento teórico adquirido na universidade, mas também o contato direto com o chão da escola. Dessa forma, iniciativas dentro da Extensão acadêmica ou como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) são intermediários importantes na construção desta relação entre Universidade e a rede de Educação Básica, futuro campo de atuação desses agentes em formação. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma licencianda bolsista do programa na qual reflete sobre a influência da experiência prévia proporcionada pelo PIBID em escolas de Ensino Fundamental na construção da sua identidade docente. Destaca-se que foi possível perceber tanto uma relação entre as atuais reflexões presentes na literatura quanto novas pontuações que devido á pluralidade trazidas por cada contexto são cabíveis de serem expressas. Observou-se que o PIBID possibilitou a construção da confiança em sala, trocas ricas com educadores mais experientes e a conclusão de quais práticas tem real relevância e quais não no contexto da escola pública."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15187_TB5370_21102024145056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLAYCE KELLY DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLAYCE"
    "autor_email" => "glaycekelly@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os anos iniciais de carreira no professorado podem ser por vezes extremamente desafiadores. Outrossim, é notório que uma formação deficiente desencadeia uma carreira continuamente instável, pois se ver professor para a maioria das pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, visto que como a massa popular já sabe, o cenário escolar exige uma entrega intensa de seus educadores, constantes adequações e readequações, além é claro de um olhar sensível e atento aos principais atores do processo de ensino-aprendizagem, os alunos; tal tarefa exige mais que o conhecimento teórico adquirido na universidade, mas também o contato direto com o chão da escola. Dessa forma, iniciativas dentro da Extensão acadêmica ou como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) são intermediários importantes na construção desta relação entre Universidade e a rede de Educação Básica, futuro campo de atuação desses agentes em formação. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma licencianda bolsista do programa na qual reflete sobre a influência da experiência prévia proporcionada pelo PIBID em escolas de Ensino Fundamental na construção da sua identidade docente. Destaca-se que foi possível perceber tanto uma relação entre as atuais reflexões presentes na literatura quanto novas pontuações que devido á pluralidade trazidas por cada contexto são cabíveis de serem expressas. Observou-se que o PIBID possibilitou a construção da confiança em sala, trocas ricas com educadores mais experientes e a conclusão de quais práticas tem real relevância e quais não no contexto da escola pública.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.