DIÁLOGOS SOBRE QUESTÕES IDENTITÁRIAS DE CRIANÇAS NEGRAS E/OU AFRODESCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONEXÃO BRASIL, ANGOLA E COLÔMBIA
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Tem como recorte temporal a promulgação da Lei nº: 10.639/2003/11.645/2008, que em 2023 completou duas décadas de ação afirmativa na sociedade brasileira, e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio, bem como as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnicorraciais. Constitui uma investigação qualitativa em educação, realizada por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica, intervenção pedagógica e análise de conteúdo, estabelecendo possibilidades de diálogo entre as políticas e práticas existentes nos países envolvidos. E tem como principais referenciais teóricos em infância os trabalhos de Tebet, na construção de identidade os escritos de Hall, para o debate das questões sociais, Arelaro e sobre as discussões de supremacia racial Diangelo, todos eles sob a ótica dialógica de Paulo Freire. 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