A partir da observação de professores em sala de aula e de reflexões sobre a realidade do ensino de língua inglesa, é possível perceber a dependência em livros didáticos e em recursos tecnológicos. O professor ainda é frequentemente colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem e muitas vezes a ênfase é maior na gramática em detrimento do uso real da linguagem. O Dogme ELT é um movimento de ensino criado pelos pesquisadores Meddings e Thornbury para desafiar a dependência exagerada em materiais e recursos tecnológicos nas salas de aula de língua inglesa. Esses autores se basearam nas ideias de Paulo Freire e sua ênfase é no aqui-e-agora, colocando os alunos no centro e trazendo conteúdos relevantes para cada realidade. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivos apresentar os princípios da filosofia de ensino Dogme propostos por Meddings e Thornbury e debater a possibilidade da utilização dessa abordagem em diferentes contextos de ensino. Foram apresentados e discutidos os três princípios nos quais o Dogme está ancorado: conversação (conversation-driven), menos materiais (materials light) e foco no aluno (student-centered). Também trazemos um relato de experiência da utilização dessa abordagem com estudantes de nível intermediário de língua inglesa. A experiência foi realizada na Inglaterra com oito estudantes de diversas nacionalidades e foi utilizada uma sequência didática proposta pelos criadores do Dogme. Através de um formulário respondido pelos estudantes após a aula, as impressões foram positivas e, apesar da preferência pela utilização de um livro didático, eles sentiram que aprenderam “algo novo” e gostaram de compartilhar interesses e experiências. Como conclusão, compreendemos a necessidade de se divulgar e debater essa abordagem como uma alternativa possível à utilização exacerbada de recursos tecnológicos e dependência em livros didáticos de modo que haja um equilíbrio nas metodologias utilizadas em salas de aula de língua inglesa.