ENTRELACES ENTRE A AVALIAÇÃO DE PROJETOS, AS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS E O PROJETO BRINCADAS: UM PERCURSO FORMATIVO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113514 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6618 "inscrito_id" => 17354 "titulo" => "ENTRELACES ENTRE A AVALIAÇÃO DE PROJETOS, AS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS E O PROJETO BRINCADAS: UM PERCURSO FORMATIVO" "resumo" => "O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Projeto Brincadas utilizando a Teoria da Mudança (Bauer et al., 2016), a partir das Pedagogias Decoloniais (Walsh 2013, 2019). Pretende-se, então, verificar se os objetivos do projeto são atingidos e avaliar o impacto social gerado na comunidade de aprendizagem participante. Além disso, busca-se definir o escopo de atuação do projeto e acompanhar os efeitos das intervenções, visando aplicar posteriormente uma metodologia de avaliação baseada nas Pedagogias Decoloniais. O Projeto Brincadas é uma iniciativa formativa do Grupo de Estudos Linguagem em Atividades do Contexto Escolar (LACE / PUC-SP) que promove ações voltadas para o desenvolvimento educacional por meio do brincar e da superação das condições de opressão vivenciadas pelos sujeitos históricos. Através da Teoria da Mudança, este estudo mapeará o percurso das ações do projeto, desde os recursos e atividades até os resultados esperados, identificando os mecanismos que conduzem às mudanças almejadas. Paralelamente, como metodologia de pesquisa, este estudo se fundamenta na Pesquisa Crítica de Colaboração a partir de uma análise mais profunda da interação entre os participantes e o impacto das práticas colaborativas na consolidação dos objetivos do projeto. Por fim, a implementação de uma ferramenta de avaliação de projetos, fundamentada nas Pedagogias Decoloniais, visa oferecer uma perspectiva crítica e inclusiva, assegurando que as intervenções sejam culturalmente relevantes e equitativas. Esta abordagem permitirá também identificar e corrigir possíveis limitações e barreiras que possam comprometer a eficácia do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17354_TB6618_09062024163038.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR FERNANDES FIOROTTI" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorffiorotti@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113514 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6618 "inscrito_id" => 17354 "titulo" => "ENTRELACES ENTRE A AVALIAÇÃO DE PROJETOS, AS PEDAGOGIAS DECOLONIAIS E O PROJETO BRINCADAS: UM PERCURSO FORMATIVO" "resumo" => "O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Projeto Brincadas utilizando a Teoria da Mudança (Bauer et al., 2016), a partir das Pedagogias Decoloniais (Walsh 2013, 2019). Pretende-se, então, verificar se os objetivos do projeto são atingidos e avaliar o impacto social gerado na comunidade de aprendizagem participante. Além disso, busca-se definir o escopo de atuação do projeto e acompanhar os efeitos das intervenções, visando aplicar posteriormente uma metodologia de avaliação baseada nas Pedagogias Decoloniais. O Projeto Brincadas é uma iniciativa formativa do Grupo de Estudos Linguagem em Atividades do Contexto Escolar (LACE / PUC-SP) que promove ações voltadas para o desenvolvimento educacional por meio do brincar e da superação das condições de opressão vivenciadas pelos sujeitos históricos. Através da Teoria da Mudança, este estudo mapeará o percurso das ações do projeto, desde os recursos e atividades até os resultados esperados, identificando os mecanismos que conduzem às mudanças almejadas. Paralelamente, como metodologia de pesquisa, este estudo se fundamenta na Pesquisa Crítica de Colaboração a partir de uma análise mais profunda da interação entre os participantes e o impacto das práticas colaborativas na consolidação dos objetivos do projeto. Por fim, a implementação de uma ferramenta de avaliação de projetos, fundamentada nas Pedagogias Decoloniais, visa oferecer uma perspectiva crítica e inclusiva, assegurando que as intervenções sejam culturalmente relevantes e equitativas. Esta abordagem permitirá também identificar e corrigir possíveis limitações e barreiras que possam comprometer a eficácia do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17354_TB6618_09062024163038.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR FERNANDES FIOROTTI" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorffiorotti@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }