RESUMO As particularidades envolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) demandam a construção de práticas educativas contextualizadas para as totalidades que compõem esta modalidade de ensino. Considerando a necessidade de abordar o saneamento básico na contemporaneidade, torna-se relevante que esta temática seja trabalhada na EJA articulando conhecimentos oriundos de diferentes áreas do conhecimento diante da participação de assuntos relacionados ao ambiente, à saúde e à sociedade como um todo. Diante destas premissas, o presente projeto busca compreender as percepções e concepções de estudantes de diferentes totalidades da EJA visando à obtenção de subsídios para a construção de práticas educativas significativas para esta modalidade de ensino. A metodologia empregada consiste na aplicação de questionários, na exposição dialogada e na aplicação do “Photovoice” com os estudantes produzindo fotografias representativas do saneamento básico no local em que vivem. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial nos quantitativos e da Análise de Conteúdo nos qualitativos, proporcionando a obtenção de resultados que possam contribuir para futuras práticas educativas envolvendo esta temática na EJA. Pretende-se, com a presente pesquisa, contribuir para a construção de conhecimentos, valores e atitudes dos estudantes e da comunidade em que vivem a respeito do ambiente em que vivem e das condições de saúde e qualidade de vida da população.