A proposta do Novo Ensino Médio foi sancionada no ano de 2017 e começou a ser implementada no estado do Ceará em 2022. Em 2023, no referido estado, foram implementadas, na segunda série do Ensino Médio, trilhas de aprofundamento, divididas em quatro blocos do conhecimento, escolhidos pelos alunos conforme seus projetos de vida. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar, enquanto relato de experiência, o percurso metodológico da disciplina de Iniciação Científica aplicada em uma escola da rede pública estadual do município de Fortaleza, contemplando as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como habilidades dos eixos estruturantes da iniciação científica e dos processos criativos, previstos para o Novo Ensino Médio. Durante o ano letivo de 2023, foram desenvolvidas aulas com material estruturado de iniciação científica. O material foi produzido pela equipe de docentes da referida instituição, que ministrou a disciplina de iniciação científica, no contexto da base diversificada do currículo. O referido material propõe um ciclo de oficinas temáticas que culminam com a elaboração de projetos científicos. Como resultado, os estudantes elaboraram 70 projetos científicos que foram a presentados em uma mostra organizada pela referida instituição. Os estudantes apresentaram os projetos para banca especializada nos parâmetros dos gêneros pôster e diário de bordo. No espaço, o estudante além de apresentar o projeto, participa de atividades complementares ao círculo científico. A possibilidade de trabalhar a iniciação científica de forma curricular e sistemática foi considerada exitosa, haja vista que desenvolve o letramento científico, bem como amplia as oportunidades do fazer ciência na educação básica do estado do Ceará. O presente relato vai de encontro com tantos discursos que desencorajam o prisma do NEM sobre a educação científica no ensino básico e pondera sobre as novas perspectivas pedagógicas que estão alinhadas às contemporâneas demandas sociais.