Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Leitura e Produção Textual para alunos do Ensino Fundamental”, o qual oferece atividades que complementam àquelas já oferecidas pela escola, mas, ao mesmo tempo, traz em seu bojo outras que fortalecem a importância de se desenvolver oficinas de leitura e escrita partindo da diversidade de textos presentes no contexto social desses estudantes, especialmente aqueles que tratam do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, também oferece atividades de reforço de leitura e escrita. As atividades do projeto foram desenvolvidas em duas escolas públicas, as quais funcionam com as séries do Ensino Fundamental escolhidas para esse fim. As duas escolas pertencem à rede municipal de ensino, Escola Municipal Luz do Saber, no perímetro urbano da cidade de Parintins e Escola Municipal Santa Luzia, localizada fora desse perímetro, na Estrada da Comunidade do Macurany. Teóricos como Manguel (2021); Martins (2006), Freire (2009), Kleiman (2010), Solé (1998); Marcuschi (2010), e outros; embasam teoricamente esse trabalho por enfatizarem a importância da leitura na vida dos jovens e adolescentes, assim como explicitam a necessidade de uso de estratégias de leitura e de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da competência leitora e da escrita desse público-alvo. A metodologia está voltada para a leitura e produção de textos diversos, a partir dos gêneros textuais, incluindo temáticas como meio ambiente e outros de interesse de cada série; apresentação e exposição oral sobre os gêneros textuais, seus elementos e estrutura, assim como a organização e aplicação das atividades das oficinas nas séries escolhidas dessas escolas, além do reforço escolar no contraturno. Os resultados mostram a necessidade de desenvolvimento de mais atividades que envolvam a leitura e a escrita embasadas em estratégias e em gêneros que incentivem o interesse dos alunos do Ensino Fundamental.