OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARINTINS-AM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113733 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6941 "inscrito_id" => 3644 "titulo" => "OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARINTINS-AM" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Leitura e Produção Textual para alunos do Ensino Fundamental”, o qual oferece atividades que complementam àquelas já oferecidas pela escola, mas, ao mesmo tempo, traz em seu bojo outras que fortalecem a importância de se desenvolver oficinas de leitura e escrita partindo da diversidade de textos presentes no contexto social desses estudantes, especialmente aqueles que tratam do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, também oferece atividades de reforço de leitura e escrita. As atividades do projeto foram desenvolvidas em duas escolas públicas, as quais funcionam com as séries do Ensino Fundamental escolhidas para esse fim. As duas escolas pertencem à rede municipal de ensino, Escola Municipal Luz do Saber, no perímetro urbano da cidade de Parintins e Escola Municipal Santa Luzia, localizada fora desse perímetro, na Estrada da Comunidade do Macurany. Teóricos como Manguel (2021); Martins (2006), Freire (2009), Kleiman (2010), Solé (1998); Marcuschi (2010), e outros; embasam teoricamente esse trabalho por enfatizarem a importância da leitura na vida dos jovens e adolescentes, assim como explicitam a necessidade de uso de estratégias de leitura e de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da competência leitora e da escrita desse público-alvo. A metodologia está voltada para a leitura e produção de textos diversos, a partir dos gêneros textuais, incluindo temáticas como meio ambiente e outros de interesse de cada série; apresentação e exposição oral sobre os gêneros textuais, seus elementos e estrutura, assim como a organização e aplicação das atividades das oficinas nas séries escolhidas dessas escolas, além do reforço escolar no contraturno. Os resultados mostram a necessidade de desenvolvimento de mais atividades que envolvam a leitura e a escrita embasadas em estratégias e em gêneros que incentivem o interesse dos alunos do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3644_TB6941_27102024191617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DUTRA LAURO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaclaradutral09@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113733 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6941 "inscrito_id" => 3644 "titulo" => "OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARINTINS-AM" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Leitura e Produção Textual para alunos do Ensino Fundamental”, o qual oferece atividades que complementam àquelas já oferecidas pela escola, mas, ao mesmo tempo, traz em seu bojo outras que fortalecem a importância de se desenvolver oficinas de leitura e escrita partindo da diversidade de textos presentes no contexto social desses estudantes, especialmente aqueles que tratam do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, também oferece atividades de reforço de leitura e escrita. As atividades do projeto foram desenvolvidas em duas escolas públicas, as quais funcionam com as séries do Ensino Fundamental escolhidas para esse fim. As duas escolas pertencem à rede municipal de ensino, Escola Municipal Luz do Saber, no perímetro urbano da cidade de Parintins e Escola Municipal Santa Luzia, localizada fora desse perímetro, na Estrada da Comunidade do Macurany. Teóricos como Manguel (2021); Martins (2006), Freire (2009), Kleiman (2010), Solé (1998); Marcuschi (2010), e outros; embasam teoricamente esse trabalho por enfatizarem a importância da leitura na vida dos jovens e adolescentes, assim como explicitam a necessidade de uso de estratégias de leitura e de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da competência leitora e da escrita desse público-alvo. A metodologia está voltada para a leitura e produção de textos diversos, a partir dos gêneros textuais, incluindo temáticas como meio ambiente e outros de interesse de cada série; apresentação e exposição oral sobre os gêneros textuais, seus elementos e estrutura, assim como a organização e aplicação das atividades das oficinas nas séries escolhidas dessas escolas, além do reforço escolar no contraturno. Os resultados mostram a necessidade de desenvolvimento de mais atividades que envolvam a leitura e a escrita embasadas em estratégias e em gêneros que incentivem o interesse dos alunos do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3644_TB6941_27102024191617.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA DUTRA LAURO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaclaradutral09@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }