A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS TIC: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113845 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7092 "inscrito_id" => 17707 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS TIC: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19" "resumo" => "Durante a pandemia de COVID-19 as aulas de todos os segmentos educacionais foram suspensas como medida de prevenção para evitar a contaminação e muitos docentes foram desafiados a ministrarem aulas em on-line, utilizando plataformas e tecnologias educacionais alheias a maioria deles. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi compreender os principais desafios enfrentados pelos professores de Química que atuavam no Ensino Médio perante a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação durante o ensino remoto emergencial. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como participantes 10 professores de Química que atuaram no Ensino Médio em escolas públicas do Distrito Federal de Brasília (DF), durante a pandemia. O instrumento de obtenção dos dados foi um questionário com questões abertas e fechadas que visou conhecer as principais dificuldades diante da necessidade de utilizarem as Tecnologias da Comunicação e Informação nem suas aulas no ensino remoto emergencial e quais mais utilizaram, assim como buscou conhecer se durante a formação inicial ou continua tiveram contato com essas tecnologias e se gostariam de terem uma formação sobre como utilizá-las. O questionário foi elaborado pelo Google Forms e foi acompanhado pelo termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica da Análise Textual Discursiva e os resultados indicaram que os docentes de Química enfrentaram dificuldades e apreensões em relação ao uso das tecnologias educacionais, posto que durante a formação continuada não tiveram proximidade com a sua utilização. Revelaram que a formação continuada é uma oportunidade de aprendizado e que pode contribuir para que a tecnologia seja adotada no ensino de Química mesmo no ensino presencial, posto que os estudantes tem familiaridade com o uso das tecnologias. Portanto, a pandemia de COVID-19 proporcionou reflexões sobre a importância dos docentes terem uma formação que os atualize para o uso das tecnologias no âmbito educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17707_TB7092_20102024223316.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA DE JESUS LIMA" "autor_nome_curto" => "TALITA LIMA" "autor_email" => "talitalima1997@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113845 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7092 "inscrito_id" => 17707 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS TIC: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19" "resumo" => "Durante a pandemia de COVID-19 as aulas de todos os segmentos educacionais foram suspensas como medida de prevenção para evitar a contaminação e muitos docentes foram desafiados a ministrarem aulas em on-line, utilizando plataformas e tecnologias educacionais alheias a maioria deles. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi compreender os principais desafios enfrentados pelos professores de Química que atuavam no Ensino Médio perante a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação durante o ensino remoto emergencial. A pesquisa foi de cunho qualitativo e teve como participantes 10 professores de Química que atuaram no Ensino Médio em escolas públicas do Distrito Federal de Brasília (DF), durante a pandemia. O instrumento de obtenção dos dados foi um questionário com questões abertas e fechadas que visou conhecer as principais dificuldades diante da necessidade de utilizarem as Tecnologias da Comunicação e Informação nem suas aulas no ensino remoto emergencial e quais mais utilizaram, assim como buscou conhecer se durante a formação inicial ou continua tiveram contato com essas tecnologias e se gostariam de terem uma formação sobre como utilizá-las. O questionário foi elaborado pelo Google Forms e foi acompanhado pelo termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados pela técnica da Análise Textual Discursiva e os resultados indicaram que os docentes de Química enfrentaram dificuldades e apreensões em relação ao uso das tecnologias educacionais, posto que durante a formação continuada não tiveram proximidade com a sua utilização. Revelaram que a formação continuada é uma oportunidade de aprendizado e que pode contribuir para que a tecnologia seja adotada no ensino de Química mesmo no ensino presencial, posto que os estudantes tem familiaridade com o uso das tecnologias. Portanto, a pandemia de COVID-19 proporcionou reflexões sobre a importância dos docentes terem uma formação que os atualize para o uso das tecnologias no âmbito educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17707_TB7092_20102024223316.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA DE JESUS LIMA" "autor_nome_curto" => "TALITA LIMA" "autor_email" => "talitalima1997@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }