Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da utilização de temas geradores no Ensino de Geografia a partir da temática Segregação Socioespacial. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica subsidiada pela leitura e reflexão de obras de autores importantes na área de formação de professores de Geografia, que auxiliaram na compreensão de questões importantes no contexto do ensino aprendizagem. O Ensino de Geografia tem o propósito de desenvolver o senso crítico dos estudantes, com vista ao exercício pela cidadania, e faz isso por meio da compreensão do espaço geográfico, das dinâmicas existentes nele, contribuindo assim, para a formação de sujeitos críticos capazes de romper os mecanismos dominadores. Através desse estudo foi possível compreender a necessidade de aproximar os conteúdos trabalhados na disciplina de Geografia em sala de aula com a realidade dos alunos, visando uma aproximação entre sujeitos e objeto de estudo. O processo de urbanização, resultado da concentração de massa urbana, intensificou as disputas pelo espaço urbano, fomentando as desigualdades sociais, agravadas pelas inadequadas condições de acesso aos meios de consumo coletivo. Nessa perspectiva, a escrita deste trabalho parte do entendimento de que o Ensino de Geografia não pode ser um ato mecânico, resumido apenas a informar, mais é necessário pensar a educação, bem como a Geografia escolar, no bojo das efervescentes transformações socioespaciais, para isso o professor e as práticas por ele desenvolvidas nos espaços de sala de aula tem fundamental importância.