O Brasil é um dos países que apresenta maior diversidade étnica no mundo, dispondo de uma elevada variedade de raças e etnias. Contudo, ainda se apresenta como um dos países com os maiores índices de racismo. Ao se tratar da educação, o racismo possibilitou a construção de barreiras alarmantes, que se configuram em práticas institucionais, nesse caso, escolares que negligenciam o ensino das relações étnico raciais em seus espaços, apresentando lacunas que vão da formação docente às práticas educativas. Com foco nessa perspectiva, esta pesquisa de caráter qualitativo, teve o objetivo de analisar os acervos das bibliotecas dos campi do IFRN, a fim de verificar a presença ou ausência de documentos e livros que corroboram com a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que cumprem o que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da História e cultura Afro-Brasileira e indígena. A análise foi realizada em duas etapas, a primeira correspondente a busca por documentos oficiais produzidos pelo governo, seguida pela procura por livros de intelectuais Negres. O material coletado foi analisado de acordo com a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). Após a realização da busca, foi possível evidenciar a ausência de documentos governamentais ou livros de intelectuais Negres que abordam a temática sobre o Ensino das Relações Étnico-raciais, evidenciando as lacunas presentes no sistema educacional. A ausência destes materiais didáticos impossibilita o trabalho docente nas salas de aula, assim, faz-se necessário que as instituições de ensino incorporem em seus acervos, uma coletânea básica de livros e documentos que orientem e embasem o estudo dos docentes e discentes sobre a temática, promovendo o desenvolvendo de uma educação antirracista.