Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM SALA DE AULA: REFLEXÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A partir da efetiva implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Brasil, em 2018, destacou-se a necessidade de ações educacionais específicas, que se estendam na atenção às múltiplas inteligências por áreas de competências, dentre elas, as competências socioemocionais. Essa necessidade de atenção sobre as competências transversais, que perpassam todos os conteúdos educacionais, tem como um dos principais pilares a resposta à demanda na discussão de líderes econômicos e de Estado que se iniciaram na década de 1990. Sob a nova economia globalizada, que igualmente expandiu a tendência de crescente individualidade e indiferença comunitária, consolidou-se a necessidade na retomada do senso de justiça, o fortalecimento das inteligências interpessoal e intrapessoal, em paralelo a um compromisso com a sustentabilidade social e multicultural. O exercício do educador assim, passa a ser compreendido como o de um gestor de ambiente de aprendizagem, levando-o a desenvolver e inovar através de metodologias que possibilitem o alcance e manutenção do alvo educacional de forma autônoma. Considerando que as práticas para esse atendimento, em sala de aula das séries finais do Ensino Fundamental, ainda demandam esclarecimento, este trabalho objetiva a reflexão que sirva como ferramenta ao educador, no processo de ensino, com o enfoque requerido para a aprendizagem socioemocional. Para tanto, parte-se em sua metodologia de um levantamento bibliográfico sobre os fundamentos e propósitos das competências na BNCC. Lança-se mão do percurso histórico-social, educacional e filosófico, de algumas de suas referências e, em seguida, da análise no ambiente educacional sob o contexto ético-social contemporâneo.

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