O presente trabalho tem o objetivo de compreender a importância da ludicidade para a inclusão, tendo em vista uma perspectiva decolonial. A pesquisa foi realizada no Movimento República de Emaús por uma equipe de bolsistas e não bolsistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) que trabalha na ONG com o apoio de ensino e aprendizagem para jovens e crianças. Sua teoria está ancorada no estudo de alguns teóricos do campo da alfabetização e de viés decolonial como: FREIRE (1987); SOARES (2016); WALSH (2013); KISHIMOTO (2006); dentre outros. A metodologia foi a pesquisa-ação, o qual se utiliza quando há constante participação e interação com os sujeitos da pesquisa e de cunho qualitativo com a seguinte ordem: 1-Trazer diferentes realidades para o contexto educacional, 2- Partir dessas realidades para confecções de materiais lúdicos, 3- Trabalhar estes materiais para alcançar o avanço de todos os alunos mediante suas particularidades e 4- Expor algumas atividades que foram feitas no ambiente não formal de ensino Movimento República de Emaús para mostrar seus avanços. Diante da pesquisa foi possível analisar o contexto das crianças e produzir materiais lúdicos para elas. Nos resultados e dados observou-se o constante avanço em determinados temas e aos que não propuseram avanços foi possível trabalhar mais profundamente em cima deles de forma mais direta. A pesquisa proporciona uma visão mais ampla do trabalho realizado no movimento de Emaús, sendo de total importância as experiências vividas para a formação docente dos educadores e formação educacional das crianças, que se fez presente através de interações e trocas de experiências.