O avanço da ciência e da tecnologia contrasta com o desconhecimento da sociedade sobre o universo da ciência propriamente dito. Na década de 1980, muitos países, juntamente com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), comprometeram-se a democratizar a educação científica, mas no Brasil ainda persiste um desequilíbrio entre os avanços científicos e esta referida educação. Atualmente a linguagem científica está cada vez mais integrada ao nosso cotidiano, demandando estratégias para torná-la mais compreensível aos estudantes; é nesta mesma perspectiva que o ensino das ciências nos coloca diante de uma série de desafios e responsabilidades cada vez maiores e mais complexos, ainda mais quando precisa promover a educação científica. Hoje em dia, contamos com uma gama de recursos para observar, explorar e interpretar o mundo, ampliando assim, as possibilidades de atuação docente na transmissão do conhecimento. Nesse ínterim, o teatro científico se apresenta como instrumento a serviço do meio acadêmico e escolar. Em vista disso o presente estudo tem como objetivo analisar o ensino de ciências por meio do teatro científico como importante aliado para a educação científica. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e bibliográfica em que se identificou o teatro científico como relevante metodologia para o ensino de ciências, contribuindo para a democratização e promoção da educação científica e para a efetivação de uma formação cidadã.