EXPLORANDO A BIODIVERSIDADE AQUÁTICA ATRAVÉS DA TATILIDADE: PROTÓTIPOS EM 3D DE ORGANISMOS PLANCTÔNICOS PARA ALUNOS NEURODIVERSOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110482 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2277 "inscrito_id" => 5148 "titulo" => "EXPLORANDO A BIODIVERSIDADE AQUÁTICA ATRAVÉS DA TATILIDADE: PROTÓTIPOS EM 3D DE ORGANISMOS PLANCTÔNICOS PARA ALUNOS NEURODIVERSOS" "resumo" => "A biodiversidade aquática é uma área que estuda os ecossistemas aquáticos salinos, estuarinos e dulcícolas, buscando compreender as relações ecológicas existentes entre a biota (mamíferos, peixes, répteis, anfíbios, microrganismos planctônicos entre outros) e os fatores abióticos. Contudo, os organismos que compõe a base da teia alimentar aquática, o plâncton, são pouco mencionados na matriz curricular da educação básica, principalmente no que se concerne à biodiversidade local, o que afeta sobretudo os alunos neuroatípicos. Sendo assim, o presente trabalho teve como finalidade desenvolver e aplicar protótipos em 3d dos organismos planctônicos presentes rio Tocantins, para trabalhar a tatilidade no ensino de biologia. Assim, foram ilustradas 6 imagens bidimensionais do universo planctônico no software Adobe Photoshop CC, sendo 3 imagens do fitoplâncton e 3 de zooplâncton. Posteriormente, estas imagens foram convertidas para 3d através do software 3d builder e impressas na impressora de resina creality halot-one 3d. Por fim, os protótipos impressos foram levados para 3 escolas estaduais de Ensino Médio do município de Imperatriz – MA, e utilizadas na palestra intitulada “Biodiversidade aquática através da tatilidade”. Como resultado, observou-se que com a utilização dos protótipos os discentes apresentaram alguns pontos em destaques, tendo algumas habilidades aprimoradas, tais como: melhor assimilação da temática, visualização mais tangível, aprendizado prático, despertar de curiosidade através do contato com o novo, imersão no mundo científico e maior inclusão pela abordagem multimodal de ensino. Portanto, entende-se que é grande relevância a implementação de abordagens múltiplas no ensino, visto que estas trabalham de modo diferentes os campos de conhecimentos, propiciando o desenvolvimento de novos saberes e favorecendo uma aprendizagem significativa por meio do contato físico e visual com o universo microscópico, despertando assim, a criticidade do aluno em relação ao seu local de vivência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5148_TB2277_06042024190014.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARABUTAN MARACAIPE DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ARABUTAN" "autor_email" => "arabutanneto.20200002236@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110482 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2277 "inscrito_id" => 5148 "titulo" => "EXPLORANDO A BIODIVERSIDADE AQUÁTICA ATRAVÉS DA TATILIDADE: PROTÓTIPOS EM 3D DE ORGANISMOS PLANCTÔNICOS PARA ALUNOS NEURODIVERSOS" "resumo" => "A biodiversidade aquática é uma área que estuda os ecossistemas aquáticos salinos, estuarinos e dulcícolas, buscando compreender as relações ecológicas existentes entre a biota (mamíferos, peixes, répteis, anfíbios, microrganismos planctônicos entre outros) e os fatores abióticos. Contudo, os organismos que compõe a base da teia alimentar aquática, o plâncton, são pouco mencionados na matriz curricular da educação básica, principalmente no que se concerne à biodiversidade local, o que afeta sobretudo os alunos neuroatípicos. Sendo assim, o presente trabalho teve como finalidade desenvolver e aplicar protótipos em 3d dos organismos planctônicos presentes rio Tocantins, para trabalhar a tatilidade no ensino de biologia. Assim, foram ilustradas 6 imagens bidimensionais do universo planctônico no software Adobe Photoshop CC, sendo 3 imagens do fitoplâncton e 3 de zooplâncton. Posteriormente, estas imagens foram convertidas para 3d através do software 3d builder e impressas na impressora de resina creality halot-one 3d. Por fim, os protótipos impressos foram levados para 3 escolas estaduais de Ensino Médio do município de Imperatriz – MA, e utilizadas na palestra intitulada “Biodiversidade aquática através da tatilidade”. Como resultado, observou-se que com a utilização dos protótipos os discentes apresentaram alguns pontos em destaques, tendo algumas habilidades aprimoradas, tais como: melhor assimilação da temática, visualização mais tangível, aprendizado prático, despertar de curiosidade através do contato com o novo, imersão no mundo científico e maior inclusão pela abordagem multimodal de ensino. Portanto, entende-se que é grande relevância a implementação de abordagens múltiplas no ensino, visto que estas trabalham de modo diferentes os campos de conhecimentos, propiciando o desenvolvimento de novos saberes e favorecendo uma aprendizagem significativa por meio do contato físico e visual com o universo microscópico, despertando assim, a criticidade do aluno em relação ao seu local de vivência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5148_TB2277_06042024190014.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARABUTAN MARACAIPE DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ARABUTAN" "autor_email" => "arabutanneto.20200002236@uemasul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }