O presente artigo analisa a contribuição do ensino de literatura no processo de construção de uma consciência social nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, partindo da observação de atividades realizadas na escola Maria Gil de Medeiros, na cidade de Picos (PI). Logo, a fim de embasar o estudo, foram utilizados autores como Antoine Compagnon (2009), Paulo Freire (1997), Antonio Candido (2006), entre outros, que também auxiliam a evidenciar a relevância da literatura para a formação dos estudantes. Dessa forma, a seguinte pesquisa propõe-se a defender a indispensabilidade do estímulo à literatura, compreendendo seu papel na formação do imaginário humano. Sabe-se que, com o fenômeno da globalização, o audiovisual e o digital tomam um espaço cada vez maior no cenário da educação, porém, é necessário ater-se ao incentivo à leitura para que o contato com obras literárias não fique em suspenso ou esquecido devido ao uso das novas tecnologias. Diante dessa nova conjuntura, tanto o docente quanto as políticas públicas de incentivo à leitura são responsáveis por ampliar as discussões sobre a importância da literatura e como ela é capaz de construir discursos e denunciar as mazelas sociais em seus textos. Portanto, este trabalho pretende verificar que ao aproximar os estudantes do universo literário, algumas habilidades e competências podem ser desenvolvidas tornando o aluno apto a interpretar as experiências pelas quais passa, e consequentemente o mundo em que vive.