O advento das redes sociais revolucionou a forma como nos conectamos e interagimos, proporcionando inúmeros benefícios, especialmente no âmbito educacional. No entanto, o uso excessivo dessas plataformas pode acarretar malefícios significativos, na vida dos estudantes. As dificuldades decorrentes disso impactam negativamente o progresso acadêmico do estudante, sua eficiência produtiva e seu padrão de sono, devido à carência de melatonina, o hormônio cuja principal função é sinalizar ao organismo que é hora de dormir. Este hormônio é produzido somente na ausência de luz, e a luz emitida pelo celular impede sua produção. Outro problema gerado pelo uso do celular influência também no hormônio da dopamina. O uso excessivo do celular entre os jovens pode levar a um aumento da liberação de dopamina, causando problemas como vício em tecnologia, impacto na saúde mental, desempenho acadêmico prejudicado, problemas de sono e isolamento social. Para diminuir os malefícios do uso excessivo de dopamina causado pelo celular no IFMA, é essencial adotar várias medidas. Como Educação sobre o uso saudável das tecnologias, por meio de workshops e materiais educativos que abordem os impactos negativos da dopamina e do uso excessivo de dispositivos móveis na saúde mental colocar em alguns Estabelecimentos de limites e regras claras, incentivando os estudantes a definirem horários específicos para o uso de celulares e reservados para terem um maior desenvolvimento e entendimento sobre ás disciplinas. Promovendo pausas e atividades alternativas, como exercícios físicos e leitura, para desconectar-se digitalmente e promover o bem-estar dos estudantes. Desenvolvimento de ferramentas que limita o uso de dispositivos móveis de seus filhos, criando um ambiente saudável. Ao adotar essas medidas, o IFMA pode ajudar os estudantes a desenvolverem uma relação mais equilibrada com a tecnologia, reduzindo os efeitos negativos do uso excessivo de dopamina causado pelo celular.