INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - GEOMETRIA ESPACIAL: DA TEORIA À PRÁTICA PARA SE APRENDER POLÍGONOS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114036 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7345 "inscrito_id" => 16566 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - GEOMETRIA ESPACIAL: DA TEORIA À PRÁTICA PARA SE APRENDER POLÍGONOS." "resumo" => "Este estudo destaca a importância do uso de materiais pedagógicos no ensino de geometria espacial, visando realizar uma intervenção pedagógica em uma turma do ensino fundamental II através de uma pesquisa de campo. O objetivo é afastar-se do ensino tradicional e proporcionar aos discentes uma aprendizagem mais significativa, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa possui características tanto de uma revisão bibliográfica quanto de uma investigação prática, que foi trabalhada em dois momentos. Reconhecendo a indispensabilidade de recursos que permitam a visualização concreta pelos alunos no ensino de geometria espacial, a intervenção propôs o uso de palitos e jujubas para a construção de sólidos geométricos. Esta abordagem inovadora tornou o ensino mais dinâmico e motivador, facilitando a assimilação e compreensão do conteúdo pelos alunos. Os resultados da intervenção mostraram um aumento no engajamento e na compreensão dos conceitos de geometria espacial, comprovando a eficácia do uso de materiais pedagógicos concretos. Além disso, os alunos demonstraram maior interesse e entusiasmo nas atividades propostas, evidenciando uma mudança positiva na atitude em relação ao aprendizado de geometria. Assim, este estudo contribui para o campo educacional ao evidenciar métodos que podem tornar o ensino de matemática mais eficaz e atraente para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16566_TB7345_27102024225448.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA RAYSSA CAMPOS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MAYARA RAYSSA" "autor_email" => "mayara.rayssa@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114036 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7345 "inscrito_id" => 16566 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - GEOMETRIA ESPACIAL: DA TEORIA À PRÁTICA PARA SE APRENDER POLÍGONOS." "resumo" => "Este estudo destaca a importância do uso de materiais pedagógicos no ensino de geometria espacial, visando realizar uma intervenção pedagógica em uma turma do ensino fundamental II através de uma pesquisa de campo. O objetivo é afastar-se do ensino tradicional e proporcionar aos discentes uma aprendizagem mais significativa, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A pesquisa possui características tanto de uma revisão bibliográfica quanto de uma investigação prática, que foi trabalhada em dois momentos. Reconhecendo a indispensabilidade de recursos que permitam a visualização concreta pelos alunos no ensino de geometria espacial, a intervenção propôs o uso de palitos e jujubas para a construção de sólidos geométricos. Esta abordagem inovadora tornou o ensino mais dinâmico e motivador, facilitando a assimilação e compreensão do conteúdo pelos alunos. Os resultados da intervenção mostraram um aumento no engajamento e na compreensão dos conceitos de geometria espacial, comprovando a eficácia do uso de materiais pedagógicos concretos. Além disso, os alunos demonstraram maior interesse e entusiasmo nas atividades propostas, evidenciando uma mudança positiva na atitude em relação ao aprendizado de geometria. Assim, este estudo contribui para o campo educacional ao evidenciar métodos que podem tornar o ensino de matemática mais eficaz e atraente para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16566_TB7345_27102024225448.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA RAYSSA CAMPOS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MAYARA RAYSSA" "autor_email" => "mayara.rayssa@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }