PORTIFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112854 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5656 "inscrito_id" => 785 "titulo" => "PORTIFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir a Educação Infantil em creches, especificamente, na perspectiva da rotina lúdica proposta nas atividades pedagógicas. Refletir sobre a Educação Infantil em creches é fundamental para garantir que este primeiro contato das crianças com o ambiente escolar seja enriquecedor e promova um desenvolvimento saudável e integral. Este debate envolve diversos aspectos que vão desde a estrutura física e organizacional das creches até as práticas pedagógicas e a formação dos educadores que atuam nas creches públicas ou particulares. A temática foi compartilhada com os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, oferecida na grade curricular do curso. Nos encontros foram discutidos textos acadêmicos sobre o tema em tela, bem como pesquisado atividades lúdicas que possam ser aplicadas com os discentes regularmente matriculados em creches. A partir do trabalho proposto, foi construído um portifólio digital, com uma coletânea de brincadeiras e atividades lúdicas adequadas a faixa etária das crianças de creches. A criação de um portfólio digital é uma excelente maneira de organizar e compartilhar práticas pedagógicas eficazes. Esse portfólio pode servir como uma ferramenta valiosa para educadores, proporcionando uma variedade de atividades que podem ser adaptadas às necessidades e interesses das crianças. A metodologia para realização do estudo foi revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Durante as aulas discutimos conceitos e propostas pedagógicas subsidiados por autores estudiosos como Basseda (2007); Coelho (1998); Corrêa (2016); Kishimoto (2010); entre outros. Espera-se que o produto (portifólio), gerado na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, do curso de Pedagogia da Univassouras possa colaborar nas práticas pedagógicas dos futuros professores, uma vez que a formação docente é de suma na qualidade da educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID785_TB5656_23052024210933.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM" "autor_nome_curto" => "SUZANA Amorim" "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112854 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5656 "inscrito_id" => 785 "titulo" => "PORTIFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir a Educação Infantil em creches, especificamente, na perspectiva da rotina lúdica proposta nas atividades pedagógicas. Refletir sobre a Educação Infantil em creches é fundamental para garantir que este primeiro contato das crianças com o ambiente escolar seja enriquecedor e promova um desenvolvimento saudável e integral. Este debate envolve diversos aspectos que vão desde a estrutura física e organizacional das creches até as práticas pedagógicas e a formação dos educadores que atuam nas creches públicas ou particulares. A temática foi compartilhada com os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, oferecida na grade curricular do curso. Nos encontros foram discutidos textos acadêmicos sobre o tema em tela, bem como pesquisado atividades lúdicas que possam ser aplicadas com os discentes regularmente matriculados em creches. A partir do trabalho proposto, foi construído um portifólio digital, com uma coletânea de brincadeiras e atividades lúdicas adequadas a faixa etária das crianças de creches. A criação de um portfólio digital é uma excelente maneira de organizar e compartilhar práticas pedagógicas eficazes. Esse portfólio pode servir como uma ferramenta valiosa para educadores, proporcionando uma variedade de atividades que podem ser adaptadas às necessidades e interesses das crianças. A metodologia para realização do estudo foi revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Durante as aulas discutimos conceitos e propostas pedagógicas subsidiados por autores estudiosos como Basseda (2007); Coelho (1998); Corrêa (2016); Kishimoto (2010); entre outros. Espera-se que o produto (portifólio), gerado na disciplina de Metodologia da Educação Infantil em creches, do curso de Pedagogia da Univassouras possa colaborar nas práticas pedagógicas dos futuros professores, uma vez que a formação docente é de suma na qualidade da educação brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID785_TB5656_23052024210933.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM" "autor_nome_curto" => "SUZANA Amorim" "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }