O trabalho aborda as contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em conjunto com alunos dos anos iniciais da Escola Municipal Rosa de Saron e seu supervisor, focando nas dificuldades enfrentadas durante a pandemia. A pesquisa, um relato de experiência, destaca o primeiro contato com os alunos, suas dificuldades em leitura e escrita, os métodos utilizados e seu progresso. O objetivo é reverter os casos de analfabetismo causados pelo ensino remoto durante a pandemia. A metodologia envolveu preparo teórico sobre alfabetização e letramento, discussões em reuniões, observações dos pibidianos sobre o nível de aprendizado dos alunos, acompanhamento das aulas de Língua Portuguesa para diagnosticar o nível de alfabetização e a aplicação de métodos de ensino, como fichas de leitura e leitura de livros infantis. Foi notável o interesse dos alunos aumentando ao longo do trabalho, especialmente durante as atividades de leitura. Os pibidianos perceberam a importância do contato dos alunos com a literatura e como a participação deles no programa é fundamental.