Este trabalho versa sobre uma Pesquisa Bibliográfica de caráter qualitativo a respeito da importância da relação entre a Educação no Campo e do Campo e o Desenvolvimento Sustentável, uma vez que a educação e o desenvolvimento local estão estreitamente conectados. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os processos da Educação no Campo e do Campo e sua ligação com a sustentabilidade. Entendemos que a educação se faz fundamental para o crescimento individual e coletivo, o que auxiliará para a criação de comunidades mais sustentáveis. Na presente pesquisa, abordamos acerca da importância da Educação do Campo e no Campo para a sustentabilidade do ambiente e para impulsionar o desenvolvimento socio-econômico nas zonas rurais. O referencial teórico-metodológico deste trabalho está ancorado em legislações que versão sobre a Educação para o Campo, nos estudos sobre a Educação no Campo e do Campo, a Pedagogia da Alternância, o Desenvolvimento Sustentável, os Movimentos Sociais de base e as Tecnologias no Contexto Rural. Também nos debruçamos sobre a Pesquisa Bibliográfica qualitativa. Percebemos, nesta pesquisa, a importância de uma pedagogia que contemple, nas práticas educativas, a realidade local em que se encontra, valorizando, assim, as tradições culturais e as atividades próprias das comunidades rurais. Portanto, uma educação para a sustentabilidade necessita de uma pedagogia que promova a Educação no Campo e do Campo.