SUBJETIVIDADE E APRENDIZAGEM DE UMA MONITORA DE BIOLOGIA NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ (CCPP)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110910 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2865 "inscrito_id" => 10612 "titulo" => "SUBJETIVIDADE E APRENDIZAGEM DE UMA MONITORA DE BIOLOGIA NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ (CCPP)" "resumo" => "RESUMO Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que estudou a dimensão subjetiva das aprendizagens de uma monitora no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), durante um ano letivo. O Centro de Ciências e Planetário do Pará caracteriza por ser um espaço de educação não formal que divulga e populariza a ciência, através do apoio à educação formal, a pesquisa foi realizada em especifico com monitores da Biologia, e neste artigo destacamos o caso de apenas um dos sujeitos. Nos inspiramos na Teoria da Subjetividade, um referencial teórico-metodológico elaborado a partir de influências da concepção Histórico-Cultural de Vygotsky, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-interpretativa, elaboradas por González Rey e Mitjáns Martínez. Para a análise e construção dos resultados da pesquisa, utilizamos entrevistas, questionários, complementos de frases, conversas informais e observações dos momentos de monitoria. Compreendemos que face ao tensionamento produzido pela necessidade de se comunicar eficientemente com diferentes públicos, a monitora aprendeu criativamente a contextualizar o conteúdo, referindo-se a filmes, temas do cotidiano, fatos científicos e objetos presentes em seu local de trabalho. Assim, entendemos que, por suas características, o contexto de educação não formal do Centro de Ciências e Planetário oportuniza aprendizagens importantes para a (futura) atuação profissional do professor de biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10612_TB2865_05102024171746.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KHAREM CRISTINE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "KHAREM" "autor_email" => "kharem.silva@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110910 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2865 "inscrito_id" => 10612 "titulo" => "SUBJETIVIDADE E APRENDIZAGEM DE UMA MONITORA DE BIOLOGIA NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ (CCPP)" "resumo" => "RESUMO Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que estudou a dimensão subjetiva das aprendizagens de uma monitora no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), durante um ano letivo. O Centro de Ciências e Planetário do Pará caracteriza por ser um espaço de educação não formal que divulga e populariza a ciência, através do apoio à educação formal, a pesquisa foi realizada em especifico com monitores da Biologia, e neste artigo destacamos o caso de apenas um dos sujeitos. Nos inspiramos na Teoria da Subjetividade, um referencial teórico-metodológico elaborado a partir de influências da concepção Histórico-Cultural de Vygotsky, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-interpretativa, elaboradas por González Rey e Mitjáns Martínez. Para a análise e construção dos resultados da pesquisa, utilizamos entrevistas, questionários, complementos de frases, conversas informais e observações dos momentos de monitoria. Compreendemos que face ao tensionamento produzido pela necessidade de se comunicar eficientemente com diferentes públicos, a monitora aprendeu criativamente a contextualizar o conteúdo, referindo-se a filmes, temas do cotidiano, fatos científicos e objetos presentes em seu local de trabalho. Assim, entendemos que, por suas características, o contexto de educação não formal do Centro de Ciências e Planetário oportuniza aprendizagens importantes para a (futura) atuação profissional do professor de biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10612_TB2865_05102024171746.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KHAREM CRISTINE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "KHAREM" "autor_email" => "kharem.silva@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }