RESUMO Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado que estudou a dimensão subjetiva das aprendizagens de uma monitora no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), durante um ano letivo. O Centro de Ciências e Planetário do Pará caracteriza por ser um espaço de educação não formal que divulga e populariza a ciência, através do apoio à educação formal, a pesquisa foi realizada em especifico com monitores da Biologia, e neste artigo destacamos o caso de apenas um dos sujeitos. Nos inspiramos na Teoria da Subjetividade, um referencial teórico-metodológico elaborado a partir de influências da concepção Histórico-Cultural de Vygotsky, na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-interpretativa, elaboradas por González Rey e Mitjáns Martínez. Para a análise e construção dos resultados da pesquisa, utilizamos entrevistas, questionários, complementos de frases, conversas informais e observações dos momentos de monitoria. Compreendemos que face ao tensionamento produzido pela necessidade de se comunicar eficientemente com diferentes públicos, a monitora aprendeu criativamente a contextualizar o conteúdo, referindo-se a filmes, temas do cotidiano, fatos científicos e objetos presentes em seu local de trabalho. Assim, entendemos que, por suas características, o contexto de educação não formal do Centro de Ciências e Planetário oportuniza aprendizagens importantes para a (futura) atuação profissional do professor de biologia.