UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE INOVAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112494 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5150 "inscrito_id" => 2411 "titulo" => "UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE INOVAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL" "resumo" => "Neste artigo, abordam-se os significados de ser inovador em sala de aula. Com o objetivo de compreender o conceito de inovação presente nas publicações da área de ensino de ciências, realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Esse tipo de evidência é uma fonte estável, pois pode ser revisada a qualquer momento e possui ampla cobertura, contemplando vários eventos e ambientes. Portanto, pretende-se responder os seguintes questionamentos: quais recursos, práticas e metodologias relacionadas às TIC são apontadas como inovadoras pela comunidade que pesquisa sobre ensino de ciências? Utilizou-se como fonte de pesquisa a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Capes. Os parâmetros de busca foram construídos com o auxílio da ferramenta Tessaurus. Os dados foram catalogados e armazenados em plataformas digitais e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos, foram organizados em uma planilha para facilitar a compreensão e reflexão sobre o objeto de estudo deste trabalho. Um dos principais achados é que a inovação precisa fazer sentido para promover mudanças. Essas mudanças podem ser utilizadas em sala de aula para motivar os alunos para a aprendizagem, tendo como principal característica a ludicidade dos processos, contrapondo-se ao ensino tradicional e utilizando diferentes ferramentas, entre elas tecnologias digitais, que só serão consideradas inovadoras quando ajudarem na construção do conhecimento e na motivação dos alunos para a aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2411_TB5150_21102024095654.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "HALYSON GOMES" "autor_email" => "prof.halysongomes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112494 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5150 "inscrito_id" => 2411 "titulo" => "UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE INOVAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL" "resumo" => "Neste artigo, abordam-se os significados de ser inovador em sala de aula. Com o objetivo de compreender o conceito de inovação presente nas publicações da área de ensino de ciências, realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Esse tipo de evidência é uma fonte estável, pois pode ser revisada a qualquer momento e possui ampla cobertura, contemplando vários eventos e ambientes. Portanto, pretende-se responder os seguintes questionamentos: quais recursos, práticas e metodologias relacionadas às TIC são apontadas como inovadoras pela comunidade que pesquisa sobre ensino de ciências? Utilizou-se como fonte de pesquisa a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Capes. Os parâmetros de busca foram construídos com o auxílio da ferramenta Tessaurus. Os dados foram catalogados e armazenados em plataformas digitais e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos, foram organizados em uma planilha para facilitar a compreensão e reflexão sobre o objeto de estudo deste trabalho. Um dos principais achados é que a inovação precisa fazer sentido para promover mudanças. Essas mudanças podem ser utilizadas em sala de aula para motivar os alunos para a aprendizagem, tendo como principal característica a ludicidade dos processos, contrapondo-se ao ensino tradicional e utilizando diferentes ferramentas, entre elas tecnologias digitais, que só serão consideradas inovadoras quando ajudarem na construção do conhecimento e na motivação dos alunos para a aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2411_TB5150_21102024095654.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO HALYSON FERREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "HALYSON GOMES" "autor_email" => "prof.halysongomes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }