DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: O FUTURO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E DIGITAL NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112570 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5255 "inscrito_id" => 15431 "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: O FUTURO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E DIGITAL NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 transformou significativamente o cenário educacional brasileiro, impulsionando a adoção de modelos híbrido e on-line nas instituições de ensino. Esta mudança revelou tanto as potencialidades quanto as fragilidades dessas abordagens. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo investigar os aspectos positivos e negativos dos modelos híbrido e online de ensino no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, fundamentada em uma revisão bibliográfica de estudos relacionados ao tema, publicados no Brasil entre 2020 e 2024. A pesquisa revelou questões críticas como disparidades no acesso à internet e a dispositivos tecnológicos, a falta de formação adequada para professores e as dificuldades em manter o engajamento dos alunos. Por outro lado, identificaram-se aspectos positivos, como a flexibilização e a democratização do acesso à educação, além da multiplicidade de recursos digitais que favorecem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem permitindo a inclusão de alunos que enfrentam barreiras físicas ou logísticas. Conclui-se que, embora ainda existam desafios significativos, se desenvolvidas adequadamente essas abordagens têm potencial para promover a inclusão educacional. Assim como investimentos em infraestrutura tecnológica, capacitação docente e políticas públicas que assegurem acesso equitativo às tecnologias são fundamentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15431_TB5255_17102024154739.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE TEREZINHA CEZÁRIO ELEUTÉRIO" "autor_nome_curto" => "Monique Cezário" "autor_email" => "contato.moniquecezario@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112570 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5255 "inscrito_id" => 15431 "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA: O FUTURO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E DIGITAL NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 transformou significativamente o cenário educacional brasileiro, impulsionando a adoção de modelos híbrido e on-line nas instituições de ensino. Esta mudança revelou tanto as potencialidades quanto as fragilidades dessas abordagens. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo investigar os aspectos positivos e negativos dos modelos híbrido e online de ensino no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, fundamentada em uma revisão bibliográfica de estudos relacionados ao tema, publicados no Brasil entre 2020 e 2024. A pesquisa revelou questões críticas como disparidades no acesso à internet e a dispositivos tecnológicos, a falta de formação adequada para professores e as dificuldades em manter o engajamento dos alunos. Por outro lado, identificaram-se aspectos positivos, como a flexibilização e a democratização do acesso à educação, além da multiplicidade de recursos digitais que favorecem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem permitindo a inclusão de alunos que enfrentam barreiras físicas ou logísticas. Conclui-se que, embora ainda existam desafios significativos, se desenvolvidas adequadamente essas abordagens têm potencial para promover a inclusão educacional. Assim como investimentos em infraestrutura tecnológica, capacitação docente e políticas públicas que assegurem acesso equitativo às tecnologias são fundamentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15431_TB5255_17102024154739.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE TEREZINHA CEZÁRIO ELEUTÉRIO" "autor_nome_curto" => "Monique Cezário" "autor_email" => "contato.moniquecezario@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }