PROJETO SURPREENDA COM MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112992 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5847 "inscrito_id" => 15798 "titulo" => "PROJETO SURPREENDA COM MATEMÁTICA" "resumo" => "O Surpreenda é um conjunto de ações desenvolvidas pelos professores de matemática do 3º ano da EEM Vivina Monteiro em parceria com o Laboratório Educacional de Informática - LEI, com foco na aprendizagem, objetivando melhorar a proficiência dos discentes nas avaliações externas: SAEB, SPAECE e ENEM. Com metodologia quali-quantitativa, o projeto perpassa por cinco ações definidas: redefinição curricular da Matemática no 3º e 4º bimestre da 3ª série; análise e utilização do Material Estruturado e do banco de questões das últimas dez edições do ENEM; aplicação de simulados e promoção do Curso Online Paralelo, com certificação e premiação no ranking do ENEM. A redefinição curricular consiste na divisão dos saberes matemáticos em cinco campos temáticos, com duas semanas de estudos para cada um, culminando com a aplicação de um simulado para cada tema. Paralelo às aulas presenciais, o Curso Online disponibiliza material de apoio. Dentro de cada tema, tem-se a priorização curricular elegendo as habilidades e competências mais fundantes e mais cobradas pelas avaliações externas. Considerando o alvo a ser alcançado, o tempo e recursos disponíveis, a realidade e a velocidade de aprendizagem dos discentes, a importância destas ações são indispensáveis e relevantes, pois representam uma alternativa racional de estudo que possibilita a recomposição da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências da Matemática necessárias para otimizar o desempenho nas avaliações externas. Em sua primeira aplicação em 2023, a EEM Vivina Monteiro pode observar seus primeiros frutos nos resultados de Matemática nas avaliações externas: no SPAECE, crescimento de 4,0 pontos na média e no SAEB, o salto foi de 243,98 (2021) para 253,57 (2023). Sabe-se que a caminhada é longa, entretanto, os resultados, positivos e crescentes, acendem a esperança que os nossos alunos possam nos surpreender ainda mais nas próximas aplicações do projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15798_TB5847_27102024231204.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO SOARES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CÍCERO SOARES" "autor_email" => "professorcicerosoares@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112992 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5847 "inscrito_id" => 15798 "titulo" => "PROJETO SURPREENDA COM MATEMÁTICA" "resumo" => "O Surpreenda é um conjunto de ações desenvolvidas pelos professores de matemática do 3º ano da EEM Vivina Monteiro em parceria com o Laboratório Educacional de Informática - LEI, com foco na aprendizagem, objetivando melhorar a proficiência dos discentes nas avaliações externas: SAEB, SPAECE e ENEM. Com metodologia quali-quantitativa, o projeto perpassa por cinco ações definidas: redefinição curricular da Matemática no 3º e 4º bimestre da 3ª série; análise e utilização do Material Estruturado e do banco de questões das últimas dez edições do ENEM; aplicação de simulados e promoção do Curso Online Paralelo, com certificação e premiação no ranking do ENEM. A redefinição curricular consiste na divisão dos saberes matemáticos em cinco campos temáticos, com duas semanas de estudos para cada um, culminando com a aplicação de um simulado para cada tema. Paralelo às aulas presenciais, o Curso Online disponibiliza material de apoio. Dentro de cada tema, tem-se a priorização curricular elegendo as habilidades e competências mais fundantes e mais cobradas pelas avaliações externas. Considerando o alvo a ser alcançado, o tempo e recursos disponíveis, a realidade e a velocidade de aprendizagem dos discentes, a importância destas ações são indispensáveis e relevantes, pois representam uma alternativa racional de estudo que possibilita a recomposição da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências da Matemática necessárias para otimizar o desempenho nas avaliações externas. Em sua primeira aplicação em 2023, a EEM Vivina Monteiro pode observar seus primeiros frutos nos resultados de Matemática nas avaliações externas: no SPAECE, crescimento de 4,0 pontos na média e no SAEB, o salto foi de 243,98 (2021) para 253,57 (2023). Sabe-se que a caminhada é longa, entretanto, os resultados, positivos e crescentes, acendem a esperança que os nossos alunos possam nos surpreender ainda mais nas próximas aplicações do projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15798_TB5847_27102024231204.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO SOARES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CÍCERO SOARES" "autor_email" => "professorcicerosoares@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }