A HISTÓRIA INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR(BNCC)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110418 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2198 "inscrito_id" => 9165 "titulo" => "A HISTÓRIA INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR(BNCC)" "resumo" => "A história oficial, produzida por homens brancos de elite, configurou uma escrita nacional unilateral e homogênea. As consequências dessa perspectiva hegemônica ressoam por vários âmbitos da sociedade, especialmente, na área da educação. Dessa forma, as relações étnico-raciais são, por muitas vezes, invisibilizadas, ou, tratadas de forma estereotipada. Essas omissões e noções equivocadas, cunhadas por uma perspectiva tradicional historiográfica, trazem diversas implicações negativas para o ensino e pesquisa no campo da história. Especificamente falando sobre os povos indígenas, percebe-se que coexistem muitas lacunas e contrariedades, visto que houve a predominância de um olhar eurocêntrico. Nesse sentido, reconhecendo a importância da História, como ferramenta primordial para as lutas sociais e antirracistas na educação, o presente trabalho teve como objetivo identificar o conhecimento histórico referente a História Indígena escolhido no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa identificou as contribuições historiográficas contemporâneas para a História Indígena, destacando conceitos, temas e novas abordagens que se fazem substanciais para a superação de uma concepção tradicional e problemática. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Edson Kaiapó (2019), Daniel Munduruku (2012), entre outros. Através da análise documental da BNCC (2017) à luz da discussão historiográfica contemporânea e da legislação educacional vigente, identificamos o conhecimento histórico escolar referente a História Indígena presente na base. Concluímos que a historiografia contemporânea instiga a valorização dos povos indígenas, desvencilhando-se de ideais preconceituosos e propõe a problematização de abordagens e termos tradicionalmente utilizados. Além disso, enfatiza o papel central dos povos indígenas como autores de sua própria história e reconhece a sua sociodiversidade. Tal resultado, não se faz presente no documento da base, pois o conhecimento histórico referente a História Indígena apresenta-se de forma pontual, fragmentado e eurocêntrico, sem a atualização conceitual e procedimental da investigação histórica dos estudos contemporâneos, sinalizando um descompasso entre a historiografia e a base." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9165_TB2198_30092024212030.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURANY DA SILVA BORGES" "autor_nome_curto" => "Lourany Borges" "autor_email" => "louranyborges5@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110418 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2198 "inscrito_id" => 9165 "titulo" => "A HISTÓRIA INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRÍCULAR(BNCC)" "resumo" => "A história oficial, produzida por homens brancos de elite, configurou uma escrita nacional unilateral e homogênea. As consequências dessa perspectiva hegemônica ressoam por vários âmbitos da sociedade, especialmente, na área da educação. Dessa forma, as relações étnico-raciais são, por muitas vezes, invisibilizadas, ou, tratadas de forma estereotipada. Essas omissões e noções equivocadas, cunhadas por uma perspectiva tradicional historiográfica, trazem diversas implicações negativas para o ensino e pesquisa no campo da história. Especificamente falando sobre os povos indígenas, percebe-se que coexistem muitas lacunas e contrariedades, visto que houve a predominância de um olhar eurocêntrico. Nesse sentido, reconhecendo a importância da História, como ferramenta primordial para as lutas sociais e antirracistas na educação, o presente trabalho teve como objetivo identificar o conhecimento histórico referente a História Indígena escolhido no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa identificou as contribuições historiográficas contemporâneas para a História Indígena, destacando conceitos, temas e novas abordagens que se fazem substanciais para a superação de uma concepção tradicional e problemática. Para tanto, fundamentamo-nos em autores como Edson Kaiapó (2019), Daniel Munduruku (2012), entre outros. Através da análise documental da BNCC (2017) à luz da discussão historiográfica contemporânea e da legislação educacional vigente, identificamos o conhecimento histórico escolar referente a História Indígena presente na base. Concluímos que a historiografia contemporânea instiga a valorização dos povos indígenas, desvencilhando-se de ideais preconceituosos e propõe a problematização de abordagens e termos tradicionalmente utilizados. Além disso, enfatiza o papel central dos povos indígenas como autores de sua própria história e reconhece a sua sociodiversidade. Tal resultado, não se faz presente no documento da base, pois o conhecimento histórico referente a História Indígena apresenta-se de forma pontual, fragmentado e eurocêntrico, sem a atualização conceitual e procedimental da investigação histórica dos estudos contemporâneos, sinalizando um descompasso entre a historiografia e a base." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9165_TB2198_30092024212030.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURANY DA SILVA BORGES" "autor_nome_curto" => "Lourany Borges" "autor_email" => "louranyborges5@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }