SABERES DOCENTES E TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO FATEC STARS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112518 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5182 "inscrito_id" => 14583 "titulo" => "SABERES DOCENTES E TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO FATEC STARS" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é analisar um evento enquanto trabalho final da disciplina Projeto Integrador, componente curricular interdisciplinar de um curso superior de tecnologia de uma instituição pública do Estado de São Paulo. O estudo terá como base teórica as discussões a respeito da educação profissional (Vieira;Junior, 2016), dos saberes docentes (Tardif, 2014), de metodologias ativas (Ribeiro, 2005) e trabalhos baseados em projetos (Hernandez;Ventura, 1998). Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e exploratória, com observação participante não-sistemática. O caso em questão é o evento Fatec Stars, um show de talentos organizado por uma turma de estudantes, envolvendo a apresentação de performances culturais de discentes e docentes de toda a unidade escolar, realizado em duas edições, em 2022 e 2024, pela mesma turma do curso superior, orientado por dois docentes diferentes. O trabalho por projetos faz parte da cultura pedagógica da faculdade, tantos para docentes, como discentes, pois, como dito, a disciplina projeto integrador compõe a base curricular do curso analisado e está presente em todos os semestres. Assim, como em qualquer âmbito educacional, desafios são impostos ao planejamento e execução de projetos, sobretudo os interdisciplinares. Desta forma, elencamos os principais resultados da observação da seguinte forma, para os discentes: (a) é possível conectar o aprendizado às práticas do mercado profissional; (b) há uma visão holística e integrada do conhecimento; (d) colaboração entre estudantes, divididos em diferentes setores. Para docentes, há ainda certa dificuldade no entendimento do que realmente significa, do ponto de vista pedagógico, trabalhar com projetos. De modo que é preciso investir e fomentar a formação continuada do docente para saber orientar projetos integradores como o analisado, sobretudo em educação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14583_TB5182_23052024154731.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CASTILHO SANTANA" "autor_nome_curto" => "FERNANDACASTILH" "autor_email" => "fernandacasty@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112518 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5182 "inscrito_id" => 14583 "titulo" => "SABERES DOCENTES E TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO FATEC STARS" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é analisar um evento enquanto trabalho final da disciplina Projeto Integrador, componente curricular interdisciplinar de um curso superior de tecnologia de uma instituição pública do Estado de São Paulo. O estudo terá como base teórica as discussões a respeito da educação profissional (Vieira;Junior, 2016), dos saberes docentes (Tardif, 2014), de metodologias ativas (Ribeiro, 2005) e trabalhos baseados em projetos (Hernandez;Ventura, 1998). Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e exploratória, com observação participante não-sistemática. O caso em questão é o evento Fatec Stars, um show de talentos organizado por uma turma de estudantes, envolvendo a apresentação de performances culturais de discentes e docentes de toda a unidade escolar, realizado em duas edições, em 2022 e 2024, pela mesma turma do curso superior, orientado por dois docentes diferentes. O trabalho por projetos faz parte da cultura pedagógica da faculdade, tantos para docentes, como discentes, pois, como dito, a disciplina projeto integrador compõe a base curricular do curso analisado e está presente em todos os semestres. Assim, como em qualquer âmbito educacional, desafios são impostos ao planejamento e execução de projetos, sobretudo os interdisciplinares. Desta forma, elencamos os principais resultados da observação da seguinte forma, para os discentes: (a) é possível conectar o aprendizado às práticas do mercado profissional; (b) há uma visão holística e integrada do conhecimento; (d) colaboração entre estudantes, divididos em diferentes setores. Para docentes, há ainda certa dificuldade no entendimento do que realmente significa, do ponto de vista pedagógico, trabalhar com projetos. De modo que é preciso investir e fomentar a formação continuada do docente para saber orientar projetos integradores como o analisado, sobretudo em educação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14583_TB5182_23052024154731.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CASTILHO SANTANA" "autor_nome_curto" => "FERNANDACASTILH" "autor_email" => "fernandacasty@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }