A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA REINVENÇÃO DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113176 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6147 "inscrito_id" => 15591 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA REINVENÇÃO DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A literatura na educação básica brasileira enfrenta uma luta contínua para manter sua subsistência na escola a cada alteração no sistema educacional. Diante disso, objetivamos neste trabalho compreender de que modo a influência da formação docente impacta na reinvenção do ensino de literatura, no ensino médio, a partir das tentativas de apagamento da literatura com a implementação da BNCC e do “novo” ensino médio. Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no município de Fortaleza-CE. Esta investigação, que foi premiada no concurso acadêmico “Garotas Fazem Ciência”, da XXVIII Semana Universitária, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), é um recorte de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do Mundo (GPLEER), que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da UECE. Como base teórica adotamos as contribuições de e Cosson (2020) e Aragão (2021) sobre ensino de literatura, formação de leitores e letramento literário. Os resultados demonstram que a reexistência da educação literária no ensino médio se manifesta na reinvenção do ensino de literatura, fruto dos esforços individuais e coletivos de professores comprometidos com a formação de leitores nessa etapa de ensino. Isso evidencia a necessidade de aprimorar a formação inicial docente para o ensino de literatura, com foco no conteúdo teórico-metodológico para a formação de mediadores de leitura literária, mas principalmente no incentivo às experiências literárias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15591_TB6147_24052024141751.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYA OLIVEIRA DA SILVA SOUZA PARENTE" "autor_nome_curto" => "LYA PARENTE" "autor_email" => "lya.loss@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113176 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6147 "inscrito_id" => 15591 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA REINVENÇÃO DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A literatura na educação básica brasileira enfrenta uma luta contínua para manter sua subsistência na escola a cada alteração no sistema educacional. Diante disso, objetivamos neste trabalho compreender de que modo a influência da formação docente impacta na reinvenção do ensino de literatura, no ensino médio, a partir das tentativas de apagamento da literatura com a implementação da BNCC e do “novo” ensino médio. Para isso, realizamos um estudo de caso em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no município de Fortaleza-CE. Esta investigação, que foi premiada no concurso acadêmico “Garotas Fazem Ciência”, da XXVIII Semana Universitária, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), é um recorte de uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do Mundo (GPLEER), que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da UECE. Como base teórica adotamos as contribuições de e Cosson (2020) e Aragão (2021) sobre ensino de literatura, formação de leitores e letramento literário. Os resultados demonstram que a reexistência da educação literária no ensino médio se manifesta na reinvenção do ensino de literatura, fruto dos esforços individuais e coletivos de professores comprometidos com a formação de leitores nessa etapa de ensino. Isso evidencia a necessidade de aprimorar a formação inicial docente para o ensino de literatura, com foco no conteúdo teórico-metodológico para a formação de mediadores de leitura literária, mas principalmente no incentivo às experiências literárias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15591_TB6147_24052024141751.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYA OLIVEIRA DA SILVA SOUZA PARENTE" "autor_nome_curto" => "LYA PARENTE" "autor_email" => "lya.loss@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }