A trajetória histórica percorrida pela educação do campo foi marcada por inúmeros movimentos sociais, que buscavam assegurar um ensino de qualidade para os jovens rurais. A escola do campo proporciona educação adaptada à vida rural, garantindo acesso adequado à educação. Considerando isso, o presente estudo buscou investigar as atuais condições de escolarização de jovens rurais no município de Paraibano do estado do Maranhão. Nosso objetivo foi diagnosticar diversos aspectos da realidade dos jovens rurais da referida cidade. Primeiro, avaliamos a merenda, o transporte escolar, a tecnologia e o material didático. Depois, analisamos a estrutura das escolas rurais e a qualidade do ensino, além das expectativas dos alunos sobre o mercado de trabalho e o ensino superior. Por fim, discutimos o impacto da educação urbana no desempenho acadêmico dos jovens rurais. Para o desenvolvimento deste estudo, adotamos uma metodologia de pesquisa quanti-qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, utilizando uma pesquisa de campo como estratégia. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas com diretores e professores e a aplicação de questionário a alunos de escolas da zona rural de Paraibano – MA. Esses dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo (trechos das entrevistas) e a estatística (gráficos). O nosso trabalho teve como pilar trabalhos de Santos (2018); Oliveira (2019); Pereira e Castro (2021). Os resultados obtidos evidenciaram que as condições das escolas frequentadas por jovens rurais são relativamente boas, pois além de disponibilizarem uma estrutura adequada, também há profissionais qualificados. Apesar disso, concluiu-se que ainda há alguns fatores que podem ser melhorados, com o intuito de superar as defasagens na aprendizagem e obter um rendimento escolar mais satisfatório.