O presente resumo consiste em relatar uma vivência proposta em uma escola pública, no município de Caucaia- CE. O público alvo foram crianças na faixa etária de 5 anos, crianças de duas turmas do infantil 5. A vivência surgiu a partir de uma roda de conversa na qual as crianças relataram sentir algo, porém não sabiam que nome dar. Partindo desse questionamento as professoras selecionaram as histórias da coleção sentimentos e emoções, do autor James Misse, histórias que relatam sobre os sentimentos: tristeza, raiva, medo e felicidade. A metodologia consistiu em uma vez por semana no momento da contação de história as crianças escolherem uma das histórias da coleção, a professora lia, em seguida era feito uma conversa para as crianças se expressarem sobre em que momentos sentiam o sentimento relatado na história, após esse tempo as crianças eram convidadas a usarem, diferentes materias, como canetinhas, lápis de cores, giz de cera, tintas e pincéis para registarem o que tinham relatado. Essa proposta foi vivenciada no início do ano letivo entre o período de fevereiro a março de 2022. Após essa vivência observamos que as crianças passaram a usar no dia-a-dia, em seu vocabulário o nome das emoções, que nos momentos de conflitos ou choro perguntavam aos colegas o que estavam sentindo. Ressaltamos que essa vivência, possibilitou as crianças serem ouvidas ativamente, expressarem suas emoções através da oralidade, ampliando seu vocabulário, assim como, a expressão também através da representação com diferentes materias, incentivou a criatividade, a expressividade e primordialmente o acolhimentos ao vivido, ao que é sentido.