Esta comunicação tem como objetivo apresentar uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo sobre a Faculdade SESI de Educação e a Residência Educacional que surgiram com o objetivo de formar professores através da prática. Esta pesquisa busca analisar a estrutura da Residência que consiste em uma parceria entre a faculdade e escolas parceiras, onde os residentes têm a oportunidade de experenciar o ambiente escolar enquanto são acompanhados por professores de referência durante as práticas; compreender o papel das principais personagens desse processo são os próprios residentes, os professores de referência e suas escolas e os professores orientadores da faculdade que favorecem a reflexão sobre as práticas oriundas da residência educacional; destaca-se na pesquisa que a sala de aula assume um papel estratégico como espaço de formação e profissionalidade, onde os residentes aplicam o conhecimento teórico na prática a partir das orientações e imersões. Dessa maneira, os resultados obtidos pela pesquisa são: 1. A Residência Educacional permite uma formação mais integrada e contextualizada, preparando os futuros professores para os desafios reais da educação; 2. A valorização da Escola como espaço de formação de professores contribui com o desenvolvimento mais seguro para o exercício da profissão; 3. O Programa de Residência Educacional tem contribuído com a formação de professores que dialogam ensino, pesquisa e extensão com foco na aprendizagem dos estudantes da educação básica.