PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EDUCACIONAL DA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PRÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110289 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2012 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EDUCACIONAL DA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PRÁTICA" "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo apresentar uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo sobre a Faculdade SESI de Educação e a Residência Educacional que surgiram com o objetivo de formar professores através da prática. Esta pesquisa busca analisar a estrutura da Residência que consiste em uma parceria entre a faculdade e escolas parceiras, onde os residentes têm a oportunidade de experenciar o ambiente escolar enquanto são acompanhados por professores de referência durante as práticas; compreender o papel das principais personagens desse processo são os próprios residentes, os professores de referência e suas escolas e os professores orientadores da faculdade que favorecem a reflexão sobre as práticas oriundas da residência educacional; destaca-se na pesquisa que a sala de aula assume um papel estratégico como espaço de formação e profissionalidade, onde os residentes aplicam o conhecimento teórico na prática a partir das orientações e imersões. Dessa maneira, os resultados obtidos pela pesquisa são: 1. A Residência Educacional permite uma formação mais integrada e contextualizada, preparando os futuros professores para os desafios reais da educação; 2. A valorização da Escola como espaço de formação de professores contribui com o desenvolvimento mais seguro para o exercício da profissão; 3. O Programa de Residência Educacional tem contribuído com a formação de professores que dialogam ensino, pesquisa e extensão com foco na aprendizagem dos estudantes da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4077_TB2012_02102024133858.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON" "autor_nome_curto" => "Jerry Chacon" "autor_email" => "jerryadrianochacon@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110289 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2012 "inscrito_id" => 4077 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EDUCACIONAL DA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA PRÁTICA" "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo apresentar uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo sobre a Faculdade SESI de Educação e a Residência Educacional que surgiram com o objetivo de formar professores através da prática. Esta pesquisa busca analisar a estrutura da Residência que consiste em uma parceria entre a faculdade e escolas parceiras, onde os residentes têm a oportunidade de experenciar o ambiente escolar enquanto são acompanhados por professores de referência durante as práticas; compreender o papel das principais personagens desse processo são os próprios residentes, os professores de referência e suas escolas e os professores orientadores da faculdade que favorecem a reflexão sobre as práticas oriundas da residência educacional; destaca-se na pesquisa que a sala de aula assume um papel estratégico como espaço de formação e profissionalidade, onde os residentes aplicam o conhecimento teórico na prática a partir das orientações e imersões. Dessa maneira, os resultados obtidos pela pesquisa são: 1. A Residência Educacional permite uma formação mais integrada e contextualizada, preparando os futuros professores para os desafios reais da educação; 2. A valorização da Escola como espaço de formação de professores contribui com o desenvolvimento mais seguro para o exercício da profissão; 3. O Programa de Residência Educacional tem contribuído com a formação de professores que dialogam ensino, pesquisa e extensão com foco na aprendizagem dos estudantes da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4077_TB2012_02102024133858.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON" "autor_nome_curto" => "Jerry Chacon" "autor_email" => "jerryadrianochacon@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }