Este estudo dá continuidade às pesquisas realizadas no Projeto de Iniciação Científica denominado Pedagogia da Alternância na Educação do Campo um Diálogo nos Movimentos Sociais, proposto no ano letivo de 2023, que visou esclarecer o que e como ocorre a educação no campo, os processos de aprendizagem, a importância dos movimentos sociais e a relação entre a educação e a escola do campos. Na oportundade identificamos 239 trabalhos/pesquisas disponíveis no site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Diante aos resultados, o presente projeto visa contribuir com as reflexões acerca da educação do campo, educação popular e os movimentos sociais no Brasil, priorizando as políticas públicas de formação docente no campo, o que nos leva avaliar tais trabalhos/pesquisas. Inicialmente, identificamos que somente a partir de 2017 percebemos um crescimento avançado de maneira exponencial de tais estudos/pesquisas, nos Grupos de Trabalhos (GTs) denominados Movimentos Sociais e Educação do Campo. É importante salientar que neste momento estamos analisando as posições encontradas nas pesquisas disponíveis nos GTs denominados movimentos sociais e debates acerca da educação do campo como possibilidade de formação, após leitura exaustiva do material coletado no segundo semestre procederemos a análise do conteúdo (BARDIN,2016). Correlacionando assim da importância dos aportes teóricos/legislativos como tal dispõe as Diretrizes Curriculares da Pedagogia da Alternância na Educação Básica e na Educação Superior. Por fim, esclarecemos que os resultados encontrados serão divulgados em capítulos de livros e/ou artigos publicados em periódicos Qualis, como aporte da significância da Pedagogia da Alternância como garantia e e desafios em busca da interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivencia em seu cotidiano.