As Dificuldades de Aprendizagem se tornaram uma realidade no cotidiano escolar e vem aumentando consideravelmente ao longo dos anos, esta pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre as Dificuldades de Aprendizagem no processo de alfabetização, que deve ocorrer até o terceiro ano do ensino fundamental. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em diversos teóricos da área, buscando compreender o que leva as crianças desenvolverem dificuldades durante esse período, analisar como os professores lidam com essas dificuldades no dia-a-dia em sala de aula, e os possíveis tratamentos para tentar solucionar esses problemas e ajudar a criança desenvolver suas habilidades. A Dificuldade de Aprendizagem (DA), ocorre devido aos vários fatores como biológicos (erros no desenvolvimento cerebral, neuroquímicos, hereditariedade) sociais e emocionais (família, relacionamentos socioculturais e econômicos) e esses sintomas quase sempre estão ligados á linguagem escrita, oral e de cálculos matemáticos. Tratamos aqui de uma reflexão sobre Dificuldades de Aprendizagem apresentadas pelos alunos durante o período de alfabetização. Esta pesquisa nos permite compreender as necessidades de buscar soluções que amenizem as Dificuldades de Aprendizagem dos alunos e o papel do professor enquanto mediador neste processo de ensino aprendizagem. É importante conhecermos as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos durante a fase da alfabetização, período este onde as crianças começam a se apropriar da leitura e escrita, este tema é importante, para que os profissionais da educação possam rever suas práticas de ensino utilizados em sala de aula e com isso proporcionar a seus alunos uma aprendizagem mais lúdica, prazerosa e satisfatória.