Este trabalho buscou avaliar se o ensino de Física para estudantes neurodivergentes é relevante para a academia considerando que em muitos casos, exige uma boa dose de abstração e que estudantes com estes perfis podem ter dificuldades de raciocínio abstrato. Foi realizada uma revisão sistemática sobre questões relacionadas ao Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista(TEA) e o ensino de Física ou de Ciências. A estratégia de busca adotada dirigiu-se a pesquisas científicas localizadas pela plataforma Google Acadêmico®. As fontes de publicação dos artigos coletados foram certificadas pela classificação Periódicos Qualis no quadriênio 2016 a 2020. O objetivo foi observar a relevância do tema em um panorama mais amplo através do quanto ele está sendo abordado pela comunidade acadêmica. As evidências obtidas indicam, tanto nas pesquisas em ensino de Ciências quanto nas pesquisas em ensino de Física, certa falta de interesse em perfis cognitivos atípicos. Outro aspecto que aflorou das buscas foi a lacuna de artigos retratando TDAH e TEA em estudantes nas etapas de segunda fase do ensino fundamental e do ensino médio.