A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
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Essa parceria contou com o apoio da gestão escolar que, por sua vez, adotou um posicionamento colaborativo de incentivo a essa tessitura que teve como objetivo construir estratégias de avaliações processuais e formativas em sala comum a partir da socialização dos estudos de caso de estudantes com deficiência intelectual. Para a realização das oficinas de formação, que ocorreram no período 4 meses com encontros semanais, realizou-se análise documental dos instrumentos de avaliação utilizados pelos professores participantes, análise do posicionamento autoavaliativo sobre estes instrumentais, e estudos dialogados sobre a aprendizagem de estudantes com e sem deficiência intelectual. inclusão, diferença e diversidade, e por fim, sobre o processo de avaliação em contexto de sala de aula comum. Como referencial teórico-metodológico, a experiência se respaldou no conceito de mediação pedagógica a partir da perspectiva histórico-cultural, nos aportes conceituais que versam a formação docente em contexto docente referendada por Formosinho, bem como nos aportes teóricos sobre avaliação pedagógica de Luckesi. Dentre os resultados, observou-se resistência dos docentes em abandonarem paradigmas tradicionais quando se trata das tipologias das avaliações na área da matemática e a fragilidade na transposição didática entre os aportes teóricos/conceituais da avaliação formativa e no planejamento pedagógico para a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual. Esses resultados evidenciam a importância de um processo contínuo, significativo e colaborativo entre os diversos profissionais da escola que atuam junto aos estudantes com e sem deficiência intelectual na sala comum." 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