No âmbito educacional, as tecnologias educacionais estão transformando as práticas, o que se deve ao aumento do uso de computadores, tabletes e aparelhos celulares pelos professores e alunos como ferramentas didáticas. Para alguns, essa mudança configura-se um caminho para tornar o ensino mais diversificado e adaptável, fugindo do modelo tradicional de ensino. Por isso, este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores/as do 3° ao 5 ano do ensino Fundamental I do Centro de Aprendizagem Nizeth Oliveira Ribeiro em Alto Alegre do Pindaré-MA. Desta forma, o presente trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa, adotando o método de investigação bibliográfica e análise das práticas de didáticas nos centros das salas de aula, juntamente com as formações continuadas do instituto Galileu Galilei, no Centro de aprendizagem Nizeth Oliveira Ribeiro, a fim de fornecer uma análise coerente e fundamentada sobre o papel desses docentes no contexto digital dentro dessa escola. A fundamentação teórica deste artigo foi construída a partir de uma investigação embasada em pesquisas bibliográficas sobre educação, sociedade e tecnologia digital. Para isso, recorreu-se a autores como Castells (1999), Matos Manuel (2002), Coutinho (2011), Schwab (2016) e Rodrigues (2020). Ainda, foram consideradas as experiências empíricas dos docentes e as metodologias empregadas pelo Instituto Galileu Galiei na Metodologia 4.0. Os resultados apontam que a era digital desempenha um papel crucial no gerenciamento da informação e na formação do indivíduo, incluindo a integração da tecnologia no ambiente educacional. Nesse sentido, os obstáculos enfrentados por muitos docentes inicialmente refletiram resistência. No entanto, através das formações obtidas pelo instituto Galileu Galilei, observa-se que os docentes adotaram aplicativos como o Kahoot e o Google Forms para enriquecer as práticas didáticas dentro da sala de aula