Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL : A FORMAÇÃO DE PROFESSORES /AS NO CENTRO DE APRENDIZAGEM NIZETH OLIVEIRA RIBEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109787
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1295
    "inscrito_id" => 3834
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL : A FORMAÇÃO DE PROFESSORES /AS NO CENTRO DE APRENDIZAGEM NIZETH OLIVEIRA RIBEIRO"
    "resumo" => "No âmbito educacional, as tecnologias educacionais estão transformando as práticas, o que se deve ao aumento do uso de computadores, tabletes e aparelhos celulares pelos professores e alunos como ferramentas didáticas. Para alguns, essa mudança configura-se um caminho para tornar o ensino mais diversificado e adaptável, fugindo do modelo tradicional de ensino. Por isso, este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores/as do 3° ao 5 ano do ensino Fundamental I do Centro de Aprendizagem Nizeth Oliveira Ribeiro em Alto Alegre do Pindaré-MA. Desta forma, o presente trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa, adotando o método de investigação bibliográfica e análise das práticas de didáticas nos centros das salas de aula, juntamente com as formações continuadas do instituto Galileu Galilei, no Centro de aprendizagem Nizeth Oliveira Ribeiro, a fim de fornecer uma análise coerente e fundamentada sobre o papel desses docentes no contexto digital dentro dessa escola. A fundamentação teórica deste artigo foi construída a partir de uma investigação embasada em pesquisas bibliográficas sobre educação, sociedade e tecnologia digital. Para isso, recorreu-se a autores como Castells (1999), Matos Manuel (2002), Coutinho (2011), Schwab (2016) e Rodrigues (2020). Ainda, foram consideradas as experiências empíricas dos docentes e as metodologias empregadas pelo Instituto Galileu Galiei na Metodologia 4.0. Os resultados apontam que a era digital desempenha um papel crucial no gerenciamento da informação e na formação do indivíduo, incluindo a integração da tecnologia no ambiente educacional. Nesse sentido, os obstáculos enfrentados por muitos docentes inicialmente refletiram resistência. No entanto, através das formações obtidas pelo instituto Galileu Galilei, observa-se que os docentes adotaram aplicativos como o Kahoot e o Google Forms para enriquecer as práticas didáticas dentro da sala de aula"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3834_TB1295_26102024152807.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRYSTIANE VIEGAS ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CHRYS VIEGAS"
    "autor_email" => "chrysviegasrocha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109787
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1295
    "inscrito_id" => 3834
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL : A FORMAÇÃO DE PROFESSORES /AS NO CENTRO DE APRENDIZAGEM NIZETH OLIVEIRA RIBEIRO"
    "resumo" => "No âmbito educacional, as tecnologias educacionais estão transformando as práticas, o que se deve ao aumento do uso de computadores, tabletes e aparelhos celulares pelos professores e alunos como ferramentas didáticas. Para alguns, essa mudança configura-se um caminho para tornar o ensino mais diversificado e adaptável, fugindo do modelo tradicional de ensino. Por isso, este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores/as do 3° ao 5 ano do ensino Fundamental I do Centro de Aprendizagem Nizeth Oliveira Ribeiro em Alto Alegre do Pindaré-MA. Desta forma, o presente trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa, adotando o método de investigação bibliográfica e análise das práticas de didáticas nos centros das salas de aula, juntamente com as formações continuadas do instituto Galileu Galilei, no Centro de aprendizagem Nizeth Oliveira Ribeiro, a fim de fornecer uma análise coerente e fundamentada sobre o papel desses docentes no contexto digital dentro dessa escola. A fundamentação teórica deste artigo foi construída a partir de uma investigação embasada em pesquisas bibliográficas sobre educação, sociedade e tecnologia digital. Para isso, recorreu-se a autores como Castells (1999), Matos Manuel (2002), Coutinho (2011), Schwab (2016) e Rodrigues (2020). Ainda, foram consideradas as experiências empíricas dos docentes e as metodologias empregadas pelo Instituto Galileu Galiei na Metodologia 4.0. Os resultados apontam que a era digital desempenha um papel crucial no gerenciamento da informação e na formação do indivíduo, incluindo a integração da tecnologia no ambiente educacional. Nesse sentido, os obstáculos enfrentados por muitos docentes inicialmente refletiram resistência. No entanto, através das formações obtidas pelo instituto Galileu Galilei, observa-se que os docentes adotaram aplicativos como o Kahoot e o Google Forms para enriquecer as práticas didáticas dentro da sala de aula"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3834_TB1295_26102024152807.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRYSTIANE VIEGAS ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CHRYS VIEGAS"
    "autor_email" => "chrysviegasrocha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No âmbito educacional, as tecnologias educacionais estão transformando as práticas, o que se deve ao aumento do uso de computadores, tabletes e aparelhos celulares pelos professores e alunos como ferramentas didáticas. Para alguns, essa mudança configura-se um caminho para tornar o ensino mais diversificado e adaptável, fugindo do modelo tradicional de ensino. Por isso, este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores/as do 3° ao 5 ano do ensino Fundamental I do Centro de Aprendizagem Nizeth Oliveira Ribeiro em Alto Alegre do Pindaré-MA. Desta forma, o presente trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa, adotando o método de investigação bibliográfica e análise das práticas de didáticas nos centros das salas de aula, juntamente com as formações continuadas do instituto Galileu Galilei, no Centro de aprendizagem Nizeth Oliveira Ribeiro, a fim de fornecer uma análise coerente e fundamentada sobre o papel desses docentes no contexto digital dentro dessa escola. A fundamentação teórica deste artigo foi construída a partir de uma investigação embasada em pesquisas bibliográficas sobre educação, sociedade e tecnologia digital. Para isso, recorreu-se a autores como Castells (1999), Matos Manuel (2002), Coutinho (2011), Schwab (2016) e Rodrigues (2020). Ainda, foram consideradas as experiências empíricas dos docentes e as metodologias empregadas pelo Instituto Galileu Galiei na Metodologia 4.0. Os resultados apontam que a era digital desempenha um papel crucial no gerenciamento da informação e na formação do indivíduo, incluindo a integração da tecnologia no ambiente educacional. Nesse sentido, os obstáculos enfrentados por muitos docentes inicialmente refletiram resistência. No entanto, através das formações obtidas pelo instituto Galileu Galilei, observa-se que os docentes adotaram aplicativos como o Kahoot e o Google Forms para enriquecer as práticas didáticas dentro da sala de aula

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.