O DISCURSO DE PERTENCIMENTO RACIAL NOS POEMAS DE SOLANO TRINDADE PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113599 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6736 "inscrito_id" => 17401 "titulo" => "O DISCURSO DE PERTENCIMENTO RACIAL NOS POEMAS DE SOLANO TRINDADE PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este estudo reflete o ensino de literatura como uma estratégia para promover relações étnico-raciais positivas no espaço escolar a partir dos poemas de Solano Trindade, no tocante do pertencimento racial, da construção da identidade negra e os aspectos culturais e sociais afrodescendentes em sua obra tão pertinentes para tratar de um aspecto de pouca relevância para o papel do negro no contexto literário. Fundamentado nos princípios da Pedagogia Crítica e na Teoria Crítica da Raça, o referencial teórico-metodológico adotado enfatiza a importância da representatividade étnico-racial na aula de literatura no contexto escolar. A pesquisa, conduzida por autores como: Bahktin (2003), Hall (2006), Foucault (1996), Compagnon (2006), Silvio Almeida (2018) e Paulo Freire (1982), foi realizada, utilizando uma abordagem qualitativa e participativa nas aulas de literatura com adolescentes da 1ª série do ensino médio da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA no município São Vicente Férrer e relata como foi o recital feito pelos alunos realizado no dia 20 de novembro de 2020, no dia da Consciência Negra. Os resultados destacam o ensino de literatura no currículo escolar por meio da poesia contextualizada, um ensino mais dinâmico, inclusivo e incentivador que oportuniza a autoestima, a identidade cultural, o pertencimento racial dos estudantes. Este trabalho teve como etapas: o levantamento bibliográfico, a observação, a coleta de dados e a execução do recital. Ademais, os métodos utilizados nesta pesquisa foram embasados nos estudos de Marli André e Menga Ludke (1986)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17401_TB6736_10062024102904.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR HUGO ALVES PAULO DE MELO" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "valvespaulo@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113599 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6736 "inscrito_id" => 17401 "titulo" => "O DISCURSO DE PERTENCIMENTO RACIAL NOS POEMAS DE SOLANO TRINDADE PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este estudo reflete o ensino de literatura como uma estratégia para promover relações étnico-raciais positivas no espaço escolar a partir dos poemas de Solano Trindade, no tocante do pertencimento racial, da construção da identidade negra e os aspectos culturais e sociais afrodescendentes em sua obra tão pertinentes para tratar de um aspecto de pouca relevância para o papel do negro no contexto literário. Fundamentado nos princípios da Pedagogia Crítica e na Teoria Crítica da Raça, o referencial teórico-metodológico adotado enfatiza a importância da representatividade étnico-racial na aula de literatura no contexto escolar. A pesquisa, conduzida por autores como: Bahktin (2003), Hall (2006), Foucault (1996), Compagnon (2006), Silvio Almeida (2018) e Paulo Freire (1982), foi realizada, utilizando uma abordagem qualitativa e participativa nas aulas de literatura com adolescentes da 1ª série do ensino médio da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA no município São Vicente Férrer e relata como foi o recital feito pelos alunos realizado no dia 20 de novembro de 2020, no dia da Consciência Negra. Os resultados destacam o ensino de literatura no currículo escolar por meio da poesia contextualizada, um ensino mais dinâmico, inclusivo e incentivador que oportuniza a autoestima, a identidade cultural, o pertencimento racial dos estudantes. Este trabalho teve como etapas: o levantamento bibliográfico, a observação, a coleta de dados e a execução do recital. Ademais, os métodos utilizados nesta pesquisa foram embasados nos estudos de Marli André e Menga Ludke (1986)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17401_TB6736_10062024102904.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR HUGO ALVES PAULO DE MELO" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "valvespaulo@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }