A Educação Biocêntrica apresenta como base o Princípio Biocêntrico, que tem a vida no centro de tudo, valorizando o ser humano de modo integrado e todo o ambiente vivo. É uma perspectiva dialógica e afetiva para as práticas educativas e formação docente, que possibilita a ampliação do olhar sensível para o outro e para a natureza, e criando espaços pedagógicos mais sensíveis e humanos. Surge da necessidade de resgatarmos o humano que há em cada um de nós e que vem sendo destruído pela ganância, individualismo, poder, onde o ‘ter’ assume o lugar do ‘ser’. Logo, a criação de espaços pedagógicos mais sensíveis, voltados para a integração do ser é cada vez mais latente. É uma proposta pedagógica alicerçada em três pilares teóricos: O pensamento complexo; a Biodança; a Educação Dialógica. O objetivo é compreender a Educação Biocêntrica como uma abordagem educativa na direção de práticas docentes voltadas para a transformação pessoal e social. Percebe-se que a abordagem biocêntrica, dialógica e afetiva nas vivências coletivas educativas, possibilita uma ampliação sensível por parte dos educadores no vínculo consigo, com o outro e com a totalidade, nos espaços pedagógicos, expandindo o olhar sensível e humano sensíveis e humanos.