OS FUNDAMENTOS POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DA FUNDAÇÃO LEMANN
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111128 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3169 "inscrito_id" => 11718 "titulo" => "OS FUNDAMENTOS POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DA FUNDAÇÃO LEMANN" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar os pressupostos políticos e epistemológicos dos programas educacionais da Fundação Lemann para a educação básica no sistema público brasileiro. Para esta análise, foram utilizados como referencial teórico-metodológico os estudos de Vera Maria Vidal Peroni (2020), Luis Carlos de Freitas (2019), Thereza Maria de Freitas Adrião (2012), Marília Fonseca (2013), Danillo Marchesano Ramos (2019) e Vitor Henrique Paro (2010). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental dos materiais disponíveis no site oficial da Fundação Lemann e de outras entidades parceiras, relacionados aos Programas Educacionais para a Educação Básica. Destaca-se como principal achado da pesquisa que a lógica central dos programas educacionais da Fundação Lemann é pautada pela busca da produtividade nas escolas e pelo controle do trabalho, alinhados à racionalidade neoliberal através das parcerias público-privadas. Esta abordagem exerce uma interferência direta na autonomia pedagógica e na gestão das escolas públicas brasileiras, impondo limitações significativas para as escolas que adotam tais programas. Na perspectiva da construção de ambientes escolares substancialmente democráticos, emancipatórios e autônomos, estes resultados apontam para a necessidade de uma reflexão crítica sobre as parcerias público-privadas e os eixos fundantes que sustentam os programas educacionais gestados pela Fundação Lemann no país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11718_TB3169_08042024205728.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA CAROLINA ALBUQUERQUE SILVA" "autor_nome_curto" => "Bruna Carolina" "autor_email" => "brunacarpinas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111128 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3169 "inscrito_id" => 11718 "titulo" => "OS FUNDAMENTOS POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DA FUNDAÇÃO LEMANN" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar os pressupostos políticos e epistemológicos dos programas educacionais da Fundação Lemann para a educação básica no sistema público brasileiro. Para esta análise, foram utilizados como referencial teórico-metodológico os estudos de Vera Maria Vidal Peroni (2020), Luis Carlos de Freitas (2019), Thereza Maria de Freitas Adrião (2012), Marília Fonseca (2013), Danillo Marchesano Ramos (2019) e Vitor Henrique Paro (2010). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental dos materiais disponíveis no site oficial da Fundação Lemann e de outras entidades parceiras, relacionados aos Programas Educacionais para a Educação Básica. Destaca-se como principal achado da pesquisa que a lógica central dos programas educacionais da Fundação Lemann é pautada pela busca da produtividade nas escolas e pelo controle do trabalho, alinhados à racionalidade neoliberal através das parcerias público-privadas. Esta abordagem exerce uma interferência direta na autonomia pedagógica e na gestão das escolas públicas brasileiras, impondo limitações significativas para as escolas que adotam tais programas. Na perspectiva da construção de ambientes escolares substancialmente democráticos, emancipatórios e autônomos, estes resultados apontam para a necessidade de uma reflexão crítica sobre as parcerias público-privadas e os eixos fundantes que sustentam os programas educacionais gestados pela Fundação Lemann no país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11718_TB3169_08042024205728.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA CAROLINA ALBUQUERQUE SILVA" "autor_nome_curto" => "Bruna Carolina" "autor_email" => "brunacarpinas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }