A Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idoso (EPJAI) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na cidade apropriada. Ela é inserida nas políticas públicas nacionais voltadas para a educação e visa assegurar aos jovens, adultos e idosos o direito à educação, considerando as especificidades do seu tempo humano, conforme com seus conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da sua existência. Este artigo tem como objeto de estudo o cenário desafiador da EPJAI na cidade de Aiquara-Bahia. A escolha da temática justifica-se pela vivência no município como integrante da Rede municipal de ensino há mais de dezoito anos, o que propiciou acompanhar bem de perto as os desafios enfrentados por essa modalidade de ensino no município. O estudo tem como objetivo como escopo compartilhar o cenário vivenciado pela EPJAI no município e apresentar as e ações desenvolvidas no âmbito municipal para enfrentamentos dos desafios apresentados por essa modalidade de ensino. Metodologicamente nos fundamentamos na pesquisa documental segundo (LÜDKE e ANDRÉ, 1986) e numa pesquisa bibliográfica em autores que debatem sobre a temática. Na primeira etapa é apresentado a Trajetória da EPJAI no Brasil e a EPJAI: Princípios, Função e Público. A segunda parte aborda a discussão sobre EPJAI no município de Aiquara-Bahia: Base legal e concepção curricular e EPJAI no município de Aiquara: cenário desafiador e a ações desenvolvidas para superar os desafios. Conclui-se que a Conclui-se que a Educação de Jovens e Adultos ainda tem um caminho a percorrer para que se efetive como uma educação permanente a serviço do pleno desenvolvimento do educando.