• Diante das transformações advindas da sociedade, principalmente gerenciadas pelos recursos tecnológicos, o emprego das tecnologias da informação e comunicação, surge como aliada a escola como um recurso pedagógico para melhorar o desempenho dos alunos. O interesse na realização deste artigo está fundamentado na intenção de refletir a respeito do emprego das tecnologias da informação e comunicação no ensino da disciplina de Língua Portuguesa nas salas do ensino fundamental, uma vez que com a expansão dos recursos tecnológicos e com os efeitos gerados durante a pandemia com a utilização das tecnologias requerendo que todos os recursos tecnológicos disponíveis no ambiente educacional fossem utilizados para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, sobretudo, na disciplina de Língua Portuguesa. O seguinte trabalho apresenta como objetivo analisar o emprego de recursos e gêneros digitais como estratégia de ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, levando em consideração as contribuições de autores relevantes que abordam a temática, entre outros e uma pesquisa de campo, onde os resultados mostraram que o emprego das tecnologias da informação e da comunicação são importantes nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.