A literatura atual define o autismo como um transtorno do neurodesenvolvimento por suas características apresentadas desde do início do desenvolvimento do indivíduo. De modo geral, as pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA) possuem déficits persistentes na comunicação e na interação social em diferentes contextos, bem como apresentam comportamentos repetitivos que tendem para uma restrição de interesses, de atividades e uma expressiva dificuldade à mudança desses padrões de comportamento estereotipados. A instituição escolar, como um desses contextos onde crianças com TEA são inseridas, deve oferecer um ambiente adequado à sua maior sensibilidade aos elementos estressores, como o barulho e a desordem, e um ensino inclusivo. Desse modo, esta pesquisa teve o objetivo de levantar publicações sobre metodologias de ensino utilizadas na educação básica brasileira na atualidade. Para tanto, foram utilizados como fonte de informação, os artigos publicados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo), dos anos de 2021 a 2024. Como resultado, foram localizados 68 artigos sobre o autismo e, desses, apenas 04 trataram das metodologias de ensino para crianças com esse transtorno, na educação básica. No entanto, outros estudos localizados abordaram metodologias aplicadas ao ensino de crianças autistas fora do contexto escolar. Esse quantitativo sugere a necessidade da realização de mais estudos sobre inclusão escolar de crianças autistas.