Este estudo tem como objetivo compreender que conhecimentos e saberes docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que lecionam em turmas de alunos com deficiência consideram que um professor dessa modalidade de ensino necessita aprender para ocasionar mudanças na sociedade com amparo em seu trabalho. Como referencial teórico trazemos contribuições de Freire (1996), Nóvoa (1992, 2009), Pimenta (1995), Tardif (2014) e de documentos oficiais da legislação educacional brasileira que versam sobre as modalidades EJA e Educação Especial, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001), dentre outros autores e documentos. Numa perspectiva qualitativa, foram realizadas entrevistas com quatro docentes que lecionam na rede pública municipal de Itapipoca (Ceará), em 2021, em turmas da EJA composta por alunos com deficiência. Os resultados evidenciam que os conhecimentos e os saberes elencados pelos participantes da pesquisa estão relacionados a valores humanos, domínio do conteúdo e formação, ressaltando a importância de formação continuada para que nesses espaços sejam momentos de reflexão e de aprimoramento de suas práticas pedagógicas, bem como para ocasionarem mudanças na sociedade por meio do trabalho desenvolvido por eles em turmas da modalidade de ensino EJA formada por alunos com deficiência.