Este trabalho propõe o desenvolvimento, validação e aplicação de uma ferramenta pedagógica multifuncional digital, a qual denominamos Physics Smart Tutor (PhST) para o ensino de Física. O objetivo principal é tornar o aprendizado de Física mais dinâmico, interativo e centrado no aluno, utilizando elementos de gamificação, recursos multimídia e avaliação contínua. O processo de criação do PhST envolveu o uso de linguagem de programação Python e a adoção do framework Django (versão 4.0) para o desenvolvimento do backend. O sistema utiliza banco de dados SQLite durante a fase de desenvolvimento e testes, migrando posteriormente para a infraestrutura da AWS EC2 para hospedagem da aplicação. No frontend, foram empregadas tecnologias como CSS com abordagem mobile first, JavaScript, jQuery e bibliotecas para geração de gráficos interativos, visando proporcionar uma experiência de usuário responsiva e visualmente atrativa. O sistema é composto por diversos modelos de banco de dados, abrangendo funcionalidades como gerenciamento de usuários, turmas, tópicos de discussão, postagens, avaliações, conteúdo educacional e multimídia. Essas funcionalidades são organizadas em aplicações específicas, como módulos de Avaliação, Conteúdo, Fórum, Perfil Administrativo, entre outros. O referencial teórico-metodológico adota a teoria sociocultural de Vygotsky, que embasa a construção de uma sequência didática de ensino integrando o PhST e que foi aplicada em três turmas de Física do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública no interior do Estado de Pernambuco, contemplando 110 estudantes no total, com idades entre 16 e 20 anos. Nessa intervenção, estruturada em 10 semanas, foram explorados através do PhST os principais pilares da teoria, como Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), mediação simbólica, internalização e aspectos socioculturais, buscando proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa e alinhada às necessidades da geração atual. Os resultados preliminares mostram a eficácia da proposta e espera-se que este trabalho possa inspirar novas pesquisas para desenvolvimento de tecnologias digitais na educação.