A RODA DE LEITURA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO CRÍTICA EM UM MUNDO DIGITAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114637 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8236 "inscrito_id" => 20509 "titulo" => "A RODA DE LEITURA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO CRÍTICA EM UM MUNDO DIGITAL" "resumo" => "Em um mundo dominado pela tecnologia e pela cultura digital, a roda de leitura pode oferecer um espaço para a desaceleração, a escuta ativa e a valorização da palavra. A prática da leitura em voz alta, seguida de discussões em grupo, estimula a construção de significados compartilhados e o desenvolvimento de habilidades como a empatia, a argumentação e a escuta ativa. O presente estudo apresenta duas experiências de rodas de leitura: a primeira realizada em uma Universidade e a outra realizada em uma praça pública. Ambas as experiências demonstram o potencial da roda de leitura para promover a reflexão crítica sobre temas relevantes, como a educação, a identidade, interculturalidade e a relação entre o indivíduo e meio social. Com uma sociedade cada vez mais fragmentada e polarizada, a roda de leitura se apresenta como um espaço de diálogo e construção de consensos, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais justa e democrática. Dessa forma, entende-se que a roda de leitura pode ser uma ferramenta poderosa para a educação, capaz de promover a formação de cidadãos críticos e conscientes. Sendo assim, defende-se a importância da roda de leitura como uma atividade analógica fundamental em um contexto cada vez mais digital e, a partir de uma revisão bibliográfica e de experiências práticas, argumenta-se como a roda de leitura, ao promover a troca de ideias e a interpretação coletiva de textos, pode contribuir para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20509_TB8236_26102024202834.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO VINÍCIUS DELGADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO DELGADO" "autor_email" => "marcioviniciusdelgado@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114637 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8236 "inscrito_id" => 20509 "titulo" => "A RODA DE LEITURA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO CRÍTICA EM UM MUNDO DIGITAL" "resumo" => "Em um mundo dominado pela tecnologia e pela cultura digital, a roda de leitura pode oferecer um espaço para a desaceleração, a escuta ativa e a valorização da palavra. A prática da leitura em voz alta, seguida de discussões em grupo, estimula a construção de significados compartilhados e o desenvolvimento de habilidades como a empatia, a argumentação e a escuta ativa. O presente estudo apresenta duas experiências de rodas de leitura: a primeira realizada em uma Universidade e a outra realizada em uma praça pública. Ambas as experiências demonstram o potencial da roda de leitura para promover a reflexão crítica sobre temas relevantes, como a educação, a identidade, interculturalidade e a relação entre o indivíduo e meio social. Com uma sociedade cada vez mais fragmentada e polarizada, a roda de leitura se apresenta como um espaço de diálogo e construção de consensos, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais justa e democrática. Dessa forma, entende-se que a roda de leitura pode ser uma ferramenta poderosa para a educação, capaz de promover a formação de cidadãos críticos e conscientes. Sendo assim, defende-se a importância da roda de leitura como uma atividade analógica fundamental em um contexto cada vez mais digital e, a partir de uma revisão bibliográfica e de experiências práticas, argumenta-se como a roda de leitura, ao promover a troca de ideias e a interpretação coletiva de textos, pode contribuir para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20509_TB8236_26102024202834.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO VINÍCIUS DELGADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIO DELGADO" "autor_email" => "marcioviniciusdelgado@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }