Em um mundo dominado pela tecnologia e pela cultura digital, a roda de leitura pode oferecer um espaço para a desaceleração, a escuta ativa e a valorização da palavra. A prática da leitura em voz alta, seguida de discussões em grupo, estimula a construção de significados compartilhados e o desenvolvimento de habilidades como a empatia, a argumentação e a escuta ativa. O presente estudo apresenta duas experiências de rodas de leitura: a primeira realizada em uma Universidade e a outra realizada em uma praça pública. Ambas as experiências demonstram o potencial da roda de leitura para promover a reflexão crítica sobre temas relevantes, como a educação, a identidade, interculturalidade e a relação entre o indivíduo e meio social. Com uma sociedade cada vez mais fragmentada e polarizada, a roda de leitura se apresenta como um espaço de diálogo e construção de consensos, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais justa e democrática. Dessa forma, entende-se que a roda de leitura pode ser uma ferramenta poderosa para a educação, capaz de promover a formação de cidadãos críticos e conscientes. Sendo assim, defende-se a importância da roda de leitura como uma atividade analógica fundamental em um contexto cada vez mais digital e, a partir de uma revisão bibliográfica e de experiências práticas, argumenta-se como a roda de leitura, ao promover a troca de ideias e a interpretação coletiva de textos, pode contribuir para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos participantes.