Este artigo tem como objeto de estudo o material didático produzido pela Secretaria de Educação do Ceará – Seduc-CE, por meio de suas secretarias executivas, com destaque para as produções da Secretaria Executiva de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil – Sexec-EDH. A produção, feita ao longo do ano letivo de 2024, divulga uma série de ebooks, manuais, cartilhas e catálogo, tendo como premissa a essencialidade de facilitar as práticas docentes e discentes, tendo em conta que existem produtos elaborados para professores e outros para alunos, ambos pensados por professores técnicos da Secretaria e, algumas vezes, em parceria com os docentes em sala de aula, a partir da necessidade de facilitar as práticas no chamado “chão da escola”. O presente trabalho relata uma experiência vivenciada na produção e na divulgação desse material, assim como no feedback dos professores que o utilizaram em sala de aula. Justifica-se a pesquisa pela relevância da produção de material que favoreça os processos de ensino e aprendizagem, de modo que proponha uma prática de aprendizagem mais lúdica. O estudo caracteriza-se como qualiquantitativo. Quanti por dimensionar e catalogar o material produzido e o processo desde a sua produção até a sua chegada às escolas da educação básica. Quali por levar em conta uma análise teórica baseada nas contribuições de Luckesi (2023) e Freire(1996). Conclui-se que, mesmo com muitos investimentos na produção de material para uso nas escolas, ainda se constata que há um visível empecilho da chegada desse material para seus usuários finais, seja pela dificuldade de divulgação ou ainda pela formação sobre o mesmo.