Este trabalho faz parte da pesquisa de doutorado em andamento, no campo das políticas públicas de Educação e tem como objetivo problematizar o discurso contemporâneo do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES a partir de ferramentas foucaultianas. Para tanto, problematizará a temática por três perspectivas de análise, consubstanciando três artigos que consolidarão a tese no formato multipaper. Os objetivos específicos são: proceder à análise documental do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a partir da lente da governamentalidade neoliberal; levantar o que dizem as pesquisas sobre o PNAES de modo a configurar o Estado do Conhecimento; desvelar as tensões e embates subjetivos que emergem nas falas dos profissionais acerca da sua atuação enquanto assistentes sociais no referido programa no momento contemporâneo nas IFES. Esta é uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, com análise de documentos relativos ao referido programa e levantamento do estado do conhecimento. A pesquisa bibliográfica demonstrou a parca existência de teses e dissertações que trazem o PNAES como objeto de pesquisa, tendo as lentes foucaultianas como ferramentas de análise. A pesquisa de campo consistiu em entrevistas semiestruturadas realizadas com três assistentes sociais que trabalham em universidades federais de Minas Gerais que autorizaram a realização da pesquisa em seus espaços. As ferramentas foucaultianas que subsidiarão esta pesquisa, serão: biopolítica, análise do discurso e governamentalidade. Espera-se desvelar se o discurso contemporâneo do PNAES se insere na lógica neoliberal. Este projeto de pesquisa se insere na linha de pesquisa: “Educação, Sociedade e Processos Formativos” do Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade São Francisco e faz parte do grupo de pesquisa “Estudos Foucaultianos e Educação” e foi submetido e aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa das universidades participantes.