Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINAS DE LIBRAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO IFMA CAMPUS CODÓ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto "Oficinas de Libras como Ferramenta de Inclusão de Pessoas Surdas no IFMA Campus Codó" teve como propósito promover a inclusão de pessoas surdas no ambiente acadêmico, seguindo as diretrizes da legislação brasileira de inclusão. Com base em fundamentação teórica que reconhece a Libras como uma língua natural legítima, o projeto proporcionou fornecer subsídios teóricos e práticos aos alunos do Ensino Médio Integrado, capacitando-os para a comunicação com surdos e promovendo a reflexão sobre a cultura e direitos dessa comunidade. A metodologia incluiu a realização de oficinas com atividades sequenciais, como reflexões sobre a realidade dos surdos, ensino de sinais básicos de Libras e dinâmicas de inclusão social. Os resultados esperados incluíram a disseminação das Libras no campus, onde aumentou a conscientização sobre os direitos e a cultura surda, e a redução do preconceito e discriminação na sociedade. A avaliação do projeto foi feita por meio de registros fotográficos, filmagens, frequência dos participantes e relatório final, visando a publicação dos resultados e a sensibilização da comunidade escolar para a importância da inclusão e comunicação com os surdos. Esses avanços só foram alcançados graças às lutas da comunidade surda e dos apoiadores dela, que há muito tempo buscam a inclusão dos surdos em todos os espaços sociais em que o indivíduo seja inserido respeitando a legislação e o princípio da inclusão.

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