AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE HORIZONTE
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Esta pesquisa se justifica, visto que não foram identificadas pesquisas na temática em especifico no município em estudo, dentro da abordagem da avaliação em profundidade. Quanto à metodologia, a pesquisa tem natureza qualitativa, quanto aos objetivos caracteriza-se como exploratória e descritiva, a partir de estudo de caso (Gil, 2008; Yin, 2001). Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas como: pesquisa bibliográfica, documental, e entrevistas semiestruturadas (Gil, 2008). A análise dos dados coletados foi realizada a partir da análise documental e da análise de discurso (Gil, 2008; Orlandi, 2009). Os resultados revelaram vários achados importantes: i) uma desconexão entre as políticas de inclusão formalmente estabelecidas e sua efetiva implementação nas escolas; ii) desafios relacionados à estrutura e recursos, incluindo falta de espaço adequado e extensas filas de espera, que comprometem a eficácia do AEE; iii) a validação do AEE como um recurso crucial para o ensino e a aprendizagem dos estudantes com deficiência." 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